Geral

Prefeito recebe representantes do Comitê do Rio Urussanga

O Comitê do Rio Urussanga está realizando visitas técnicas aos municípios inseridos na bacia com o intuito de buscar uma aproximação com os gestores públicos, levar informações sobre as atividades do Comitê e o apoio do Programa SC Rural na gestão dos recursos hídricos de Santa Catarina, bem como articular parcerias em ações de educação ambiental, cadastro de usuários de água e projetos e ações de gestão de recursos hídricos.

Na terça-feira, dia 16, a consultora técnica do Programa SC Rural que atua junto ao Comitê do Rio Urussanga, Cenilda Maria Mazzucco, e o assessor administrativo José Elson Bittencourt, participaram de uma reunião com o prefeito de Jaguaruna, Luiz Arnaldo Napoli. O secretário de Agricultura do município, Alair Maciel, o secretário de Educação, Vanderlei Merginio, os vereadores Milton Goulart Ricardo e José Guimarães e o representante da Associação Empresarial de Jaguaruna e Sangão, Sebastião Porto, também acompanharam a visita.

Na ocasião, os participantes apontaram os problemas verificados na região como, por exemplo, o assoreamento do Rio Urussanga, os conflitos de uso da água entre rizicultores e pescadores, os resíduos na foz carreados pelo rio e a invasão da cunha salina. O prefeito de Jaguaruna, Luiz Arnaldo Napoli, demonstrou preocupação em relação a busca de soluções para os problemas causados pelo assoreamento do rio e pela invasão da cunha salina. "Nós precisamos acompanhar o andamento dos estudos para o desassoreamento do Rio Urussanga e buscar o apoio para a elaboração e execução de projetos para conter a invasão da cunha salina", salientou.

Durante a reunião, as autoridades do poder público e os representantes do Comitê definiram os apoios as ações do órgão. A Associação Empresarial de Jaguaruna e Sangão, a Secretaria de Agricultura e o Sindicato Rural de Jaguaruna apoiarão o cadastro de usuários de água. Nas atividades de educação ambiental, o secretário de Educação, Vanderlei Merginio dos Santos, mostrou-se satisfeito em relação a integração de escolares de Jaguaruna no projeto de educação ambiental do Comitê. “Pretendo participar da saída a campo programada pelo Comitê para o próximo dia 30 de setembro com os escolares de Jaguaruna e de Sangão, que visitarão a bacia do Rio Urussanga, das nascentes à foz, para conhecer esta experiência”, frisou.