Geral

Prefeitos da AMREC prestigiam posse do novo presidente da Fecam

O presidente da AMREC, comentou a posse do novo presidente da FECAM, dizendo que o estar presente neste momento é uma forma de prestigio.

Foto: Divulgação / Antonio Rozeng

Os prefeitos da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC) compareceram ontem (15/01), em Florianópolis no auditório da FIESC, na posse do novo presidente da Federação Catarinense de Municípios (FECAM), o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli. Em cerimônia prestigiada, com a presença do governador, Carlos Moisés, da vice-governadora, Daniela Reinehr, representantes dos três poderes (Executivo, Legislativo, Judiciário), e demais lideranças.

O prefeito de Treviso, Jaimir Comim, representa a AMREC na entidade. Ele também tomou posse no Conselho Fiscal Titular. Ainda estiveram presentes o presidente da AMREC e prefeito de Siderópolis, Hélio Roberto Cesa, o Alemão; o prefeito de Orleans, Jorge Koch; o prefeito em exercício de Criciúma, Ricardo Fabris; e o vice-prefeito de Içara, Sandro Serafim.

O presidente da AMREC, Helio Roberto Cesa, comentou a posse do novo presidente da FECAM, dizendo que o estar presente neste momento é uma forma de prestigio. “A união dos prefeitos é o que vai fazer o municipalismo mais forte, em busca do pacto federativo. O dinheiro tem que ficar nos municípios, não em Brasília”, afirmou.

Joares Ponticelli assume com o compromisso de comandar a Federação Catarinense de Municípios (FECAM) na gestão 2019/2020, e com a missão de manter a defesa por um novo Pacto Federativo, identificar e disseminar as boas práticas das prefeituras catarinenses e focar no fortalecimento das Associações de Municípios e da organização municipalista no processo de desenvolvimento de Santa Catarina. “Defendemos os fechamentos das ADRs, e queremos oferecer as 21 associações de municípios para fazer essas relações, temos uma grande oportunidade, porém precisamos compreender como vai funcionar essa dinâmica daí pra frente”, disso o novo presidente da FECAM.

Presença do Governador

Durante a cerimônia de posse do novo presidente da FECAM, o Governador do Estado Carlos Moisés, se pronunciou aos prefeitos e também a imprensa anunciando uma Central de Atendimento aos Municípios. A estrutura ficará dentro da Secretaria de Estado da Casa Civil e servirá para fazer a interlocução com as prefeituras das 295 cidades catarinenses.

“Nós teremos um atendimento privilegiado dentro da Casa Civil com essa nova estrutura, até para atender a demanda, que pode ser um resultado da extinção das ADRs, mas também todos os convênios e as ações que o município tinha com o Estado. Tudo isso será mantido nas devidas pastas, para onde vão migrar os servidores que atuavam nas ADRs. Então não haverá nenhum prejuízo no relacionamento dos municípios com o Estado de Santa Catarina”, afirmou.

O presidente da AMREC, Helio Roberto Cesa, aproveitou a presença do Governador para cumprimentá-lo, e desejar parabéns pela nova missão. “Desejei sucesso e serenidade nas decisões, e que os prefeitos serão seus parceiros no rumo ao desenvolvimento de nosso Estado”, afirmou Alemão.

Com informações do site da AMREC

Notícias Relacionadas

UTIs na Amurel: Beto lança ideia de aquisição de leitos através do CIS-Amurel e prefeitos aprovam

Mesmo sendo obrigação do Governo do Estado a disponibilização de UTIs, a Amurel chamará a responsabilidade para ter mais um suporte no salvamento de vidas.

Projeto Ver retorna ao Sul do Estado com 990 cirurgias de catarata

Nesta quarta-feira (14), iniciam as cirurgias de catarata para 207 pacientes da Amrec, em Nova Veneza, e da Amurel, em Braço do Norte.

Coronavírus em SC: Governador e presidente da Fecam debatem estratégias para combate à pandemia

O Governo do Estado se comprometeu a apresentar aos prefeitos, nos próximos dias, uma ferramenta que analisa a situação da pandemia de maneira regionalizada, o que ajudará na tomada e compartilhamento de decisões dos entes públicos.

Coronavírus em SC: Governo e nova diretoria da Fecam alinham ações para o desenvolvimento de Santa Catarina

O encontro aconteceu de maneira virtual e serviu para ampliar o diálogo entre o Executivo estadual e os representantes dos 295 municípios catarinenses.