Política

Prefeitos da Amrec se reúnem e definem prioridades regionais

Inúmeros projetos para os municípios da região foram discutidos no encontro realizado na tarde de hoje

Prioridades regionais foram definidas durante reunião realizada nesta segunda-feira, 29, na sede da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec). O presidente da entidade, prefeito de Forquilhinha, Lei Alexandre, elencou, junto aos demais prefeitos da região, uma série de itens importantes para o desenvolvimento regional. “Vamos fazer um diagnóstico para verificar as potencialidades de cada município e desenvolver o turismo regional, com a contratação de uma empresa especializada no assunto”, adiantou Alexandre. Participaram da reunião os prefeitos de Balneário Rincão, Décio Góes; Cocal do Sul, Ademir Magagnin; Criciúma, Márcio Búrigo; Morro da Fumaça, Agnaldo Maccari; Nova Veneza, Evandro Gava; Orleans, João Tezza Francisco; Siderópolis, Hélio Cesa e Treviso, João Réus Rossi.

Para o presidente, as bandeiras da Amrec ligadas à infraestrutura e desenvolvimento deverão ser potencializadas. “Em Cocal do Sul temos a questão da rodovia SC 442; em Siderópolis é preciso fazer a ligação de 5 km com Nova Veneza e no município de Forquilhinha existe a necessidade da pavimentação da rodovia Jacob Westrup”, pontuou Alexandre. De acordo com ele, também será reivindicado um novo hospital público e repasse de recursos fundo a fundo para a agricultura. “Vamos convidar para participar das próximas pautas e reuniões, os deputados Federais e Estaduais da nossa região, bem como o vice-governador Eduardo Moreira, para trabalharmos em conjunto”, observou.

Conforme Lei Alexandre, a construção de um centro de tratamento para dependentes químicos em Urussanga – que havia sido definida no orçamento regional -, o desassoreamento do Rio Urussanga, cujo projeto será resgatado, e o desassoreamento do Rio Sangão, são pautas que deverão ser discutidas com os deputados Federais para a possível inclusão nas emendas parlamentares. “Temos interesse também em ajudar na viabilização da barra do Rio Araranguá, bem como na construção de uma barra para suprir a demanda da estiagem na agricultura de Nova Veneza e Forquilhinha, que sofreram nos últimos dois anos”, salientou.

Palestra sobre Gestão Eficiente ocorre na sexta-feira

O presidente da Amrec, Lei Alexandre, aproveitou a oportunidade para convidar os prefeitos para a palestra do professor de Orçamento Público e Finanças, Thiago Andrigo Vesely, que ocorrerá na sexta-feira, 03, na Amrec, a partir das 14 horas. O palestrante vai abordar o tema “Gestão Eficiente, Eficaz, Efetiva, Econômica e Ética”. Após a apresentação, o presidente do Badesc, João Paulo Kleinubing, vai falar sobre o “Badesc e a Região Carbonífera”.

Cisamrec elege presidentes dos Conselhos Executivo e Fiscal

Prefeito de Treviso, João Réus Rossi, foi eleito na tarde desta segunda-feira, 29, presidente do Conselho Executivo do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Amrec (Cisamrec). A Assembleia Geral ocorreu nas dependências da Amrec, em Criciúma. O cargo era ocupado temporariamente pelo prefeito de Forquilhinha e presidente da Amrec, Lei Alexandre, que substituiu o prefeito de Orleans, Marco Antonio Bertoncini Cascaes, no início deste mês. O Conselho Fiscal do Cisamrec será presidido pelo prefeito de Criciúma, Márcio Búrigo.

Conforme a diretora executiva do Cisamrec, Daníria Natália Souza da Rocha, o consórcio está em pleno crescimento. “Esperamos que este ano seja ainda melhor. Nossa expectativa em relação ao número de prestadores de serviço é a melhor possível”, revela. A diretora explica que ocorre um aumento gradativo de prestadores, que procuram o consórcio de forma espontânea para fazer parte da equipe. “Existe divulgação por meio dos próprios parceiros, contudo, continuamos na busca de novos fornecedores para agregarem ao Cisamrec”, ressalta Daníria. 

Na ocasião, ainda foi apresentado aos prefeitos o balanço financeiro do Cisamrec no ano de 2012. “Os números são positivos e confirmam a eficácia da iniciativa de tratar regionalmente a questão ‘saúde’”, salientou a diretora. Além dos Conselhos Executivo e Fiscal, o consórcio também conta com o Conselho de Saúde, composto pelos secretários de saúde dos 12 municípios que integram a Amrec.

Confira como ficou a composição dos membros dos Conselhos Executivo e Fiscal do Cisamrec:

Conselho Executivo:

Presidente: João Réus Rossi – prefeito de Treviso

Vice-presidente: Agnaldo David Maccari – prefeito de Morro da Fumaça

Secretário: Evandro Gava – prefeito de Nova Veneza

Conselho Fiscal:

1º (Presidente): Márcio Búrigo – prefeito de Criciúma

2º: Ademir Magagnin – prefeito de Cocal do Sul

3º: Hélio Roberto Cesa – prefeito de Siderópolis

  • 4317141178920c7a18f6ca73950a381d
  • p17pc0dgje1p3ib9a16aeuadarn3
  • p17pc0dgjen81f9e30a1de56co4
  • p17pc0dgjejn3esqph5gtd1kn25