Geral

Prefeitos da Amrec vão cobrar ações contra estiagem

Em alguns municípios já está acontecendo racionamento e a preocupação com o desabastecimento já é uma realidade

Divulgação

Os prefeitos da Amrec voltam a se reunir esta quinta-feira (07), às 15h, em reunião na sala virtual da Associação junto ao Secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Ricardo de Gouvêa. A pauta central da reunião será estiagem, consequência pela pouca frequência de chuvas dos últimos meses.

Em alguns municípios já está acontecendo racionamento e a preocupação com o desabastecimento já é uma realidade, o que o caso do município de Cocal do Sul que decretou “situação de Alerta”. Segundo o coordenador regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira, na região da Amrec, os municípios que “estão em situação mais crítica” são Orleans, Morro da Fumaça, Urussanga e Cocal do Sul. A explicação, conforme Rosinei, é que eles não recebem abastecimento da Barragem do Rio São Bento, o que coloca os moradores das áreas urbanas no risco de desabastecimento.

Os demais municípios da Amrec também sofrem com a estiagem nas áreas rurais, com é o caso Nova Veneza, que vem abastecendo os produtores caminhão pipa. “Já está faltando água em vários. A questão precisa ser tratada com atenção e talvez a mesma intensidade da pandemia. Em Cocal do Sul já estamos com 50% de tratamento de água, e já existem relatos em muitos municípios de problemas de abastecimento nas agroindústrias”, explanou o vice-presidente da Amrec e prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnim.

Notícias Relacionadas

No mês de aniversário do ECA, Conselho Tutelar de Lauro Müller faz resumo da história e ações no município

Para lembrar e celebrar o aniversário do ECA, o Conselho Tutelar de Lauro Müller montou um histórico das ações realizadas desde 1994, ano de criação do órgão no município.

CDL premia ações de sensibilização ambiental em escolas municipais de Lauro Müller

O Projeto do CDL na Escola teve como tema, na edição deste ano, “O que você pode fazer em defesa da biodiversidade?”.

Coronavírus em SC: Portaria define ações de enfrentamento conforme classificação de risco regional

Pela nova portaria, as regiões classificadas como Risco Potencial Gravíssimo devem atender a essas determinações imediatamente, pois o documento entra em vigor na data de sua publicação.

Coronavírus em SC: Governo e nova diretoria da Fecam alinham ações para o desenvolvimento de Santa Catarina

O encontro aconteceu de maneira virtual e serviu para ampliar o diálogo entre o Executivo estadual e os representantes dos 295 municípios catarinenses.