Política

Prefeitos denunciam falsidade ideológica na eleição da Fecam

Duas das três chapas foram impugnadas pela Comissão Eleitoral; entenda os motivos

Divulgação

Acusações de falsidade ideológica motivaram a impugnação de duas das três chapas registradas para a eleição à presidência da Fecam (Federação dos Municípios de Santa Catarina). A decisão foi tomada nesta terça-feira (25) pela Comissão Eleitoral.

A chapa 1, encabeçada pelo prefeito Jorge Luiz Koch (MDB), de Orleans, foi confirmada.

A chapa 2, da prefeita de Vargem, Milena Andersen Lopes (PL), e a chapa 3, do prefeito de São João do Itaperiú, Clézio José Fortunato (MDB), foram excluídas do processo.

Divulgação

Candidaturas sem autorização

Conforme análise da Comissão Eleitoral, tanto a chapa 2 quanto a chapa 3 inscreveram candidatos sem autorização dos respectivos prefeitos.

A prefeita Nilza Nilda Simas, de Itapema, encaminhou ofício informando à Fecam que não havia concordado com sua inclusão na chapa 2.

Na mesma chapa 2, foi inscrito para o Conselho Fiscal o prefeito Douglas Elias Costa, do município de Barra Velha, que não está apto a votar e ser votado, já que a cidade não está quite com suas obrigações estatutárias com a Fecam.

Já na chapa 3, o prefeito Juliano Schneider, de Luzerna, também encaminhou ofício informando que não havia concordado com a inclusão do nome.

Ainda na chapa, João Cidinei da Silva, prefeito de Anita Garibaldi e indicado para o Conselho Fiscal, é da mesma região do prefeito Antônio Ceron, de Lages, indicado ao Conselho Executivo, o que não é permitido pelo regimento eleitoral.

Na mesma chapa 3, Hélio Alberto Júnior, prefeito de Grão-Pará, também não está apto a votar e ser votado, já que o município não estava quite com as obrigações estatutárias com a Fecam.

Por fim, tanto a chapa 2 quanto a chapa 3 inscreveram número abaixo do previsto em regimento para o Conselho Fiscal.

O prazo para inscrição de chapas terminou na segunda-feira (24) e as eleições estão marcadas para segunda-feira (31), no Palácio Barriga Verde, sede da Assembleia Legislativa. As chapas impugnadas não poderão mudar os integrantes.

Com informações de Altair Magagnin, colunista do ND+

Notícias Relacionadas

Dólar cai para R$ 5,13 com redução do pessimismo externo

Bolsa recuou 0,34%, com perspectiva sobre juros no Brasil

Dia do Livro é comemorado por turminhas da Educação Infantil do Colégio Satc

Além do incentivo à leitura, data envolveu a linguagem, criatividade e o faz de conta

Dinheiro desviado do SUS comprou apartamento milionário em Balneário Camboriú, diz PF

Operação ocorre em mais dois estados além de Santa Catarina

Tigre aproveita “folga” para fazer melhorias no gramado do Majestoso