Trânsito

Prefeitos do Sul se mobilizam contra instalação da praça de pedágio na BR-101

Um ofício, assinado por 27 prefeitos da região Sul de SC será enviado para ANTT pedindo por audiência pública.

Prefeito do Sul se mobilizam contra instalação da praça de pedágio na BR-101

Foto: Antonio Rozeng / Comunicação AMREC

O presidente da AMREC e prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnin, participou da reunião dos prefeitos da AMESC para tratar da instalação da praça de pedágio, que a Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT planeja instalar na BR-101, no município de São João do Sul.

O encontro aconteceu na sede da AMESC, em Araranguá. O pedágio seria referente ao trecho norte gaúcho, até o município de Osorio, mas teria praça de pedágio montada no lado catarinense, no município de São João do Sul, com estimativa de cobrança de R$ 9,70 por veículo.

“Nos sentimos envolvidos”, declarou Ademir, que disse que a região precisa ser ouvida e colocou a AMREC à disposição. “Precisamos ser ouvidos, não fomos convidados para nada até o momento”, afirmou o presidente. O prefeito de São João do Sul, Moacir Francisco Teixeira, relatou que esteve na audiência pública, realizada em Porto Alegre, e que ficou sabendo da instalação da praça de pedágio no momento em que recebeu um convite para participar da audiência.

Segundo Moacir, a justificativa dada pela ANTT para montar a praça de pedágio em São João do Sul é que, caso o pedágio fosse montado no lado gaúcho, a estrada do mar serviria de rota de fuga. “Se a gente não se mobilizar rápido, pouco teremos o que fazer depois”, declarou. Segundo o prefeito de São João do Sul, o ISS arrecadado, por exemplo, vai quase todo para o estado vizinho, já que, dos 100 quilômetros correspondentes, apenas sete quilômetros (São João do Sul e Passo de Torres) fica em solo catarinense, ficando apenas 1,5% do imposto com São João do Sul.

Os prefeitos decidiram que um ofício, assinado pelos 27 prefeitos do sul (12 da AMREC e mais 15 da AMESC), será enviado para ANTT pedindo uma audiência pública para debater o tema.

Colaboração: Antonio Rozeng / Comunicação AMREC

Notícias Relacionadas

Momento preocupante nas regiões da Amrec e da Amurel por causa da forte chuva

Defesa Civil, Bombeiros e Polícia Militar atuam no socorro em várias cidades da região

Projeto Ver retorna ao Sul do Estado com 990 cirurgias de catarata

Nesta quarta-feira (14), iniciam as cirurgias de catarata para 207 pacientes da Amrec, em Nova Veneza, e da Amurel, em Braço do Norte.

Cidades do Sul querem participação nos lucros da Casan

Os seis municípios, abastecidos pela barragem do Rio São Bento, podem formar um Consórcio para captação, tratamento e distribuição da água para região

Soluções para agilizar serviços do SVO são discutidas na AMREC