Política

Prefeitos querem pesquisa junto a deputados e senadores para elencar prioridades

Foto: Antonio Rozeng

Foto: Antonio Rozeng

A Federação Catarinense de Município – FECAM realizou assembleia geral extraordinária na Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC), na tarde de quinta-feira (9) para apresentar os produtos e serviços oferecidos pela federação e as elencar prioridades e promover a mobilização para a Marcha a Brasília, que acontece nos dias 25 a 28 de maio. Os prefeitos da AMREC solicitaram uma pesquisa entre os deputados e senadores com intuído de eleger as prioridades entre as reivindicações dos municípios que será levada na Marcha a Brasília.

O diretor de articulação institucional da Fecam, Celso Vedana, e o diretor executivo da entidade Alexandre Alves, apresentaram histórico da instituição, as conquistas dos municípios por meio da federação e os produtos e serviços oferecidos. Dentre as reivindicações apresentadas para Marcha a Brasília, Celso apresentou Mobilização para o judiciário julgar os Royalties do Petróleo; a desoneração do IPI; O aumento de 0,5 pontos percentuais por ano, durante 10 anos, no repasse do ICMS, passando de 25%, para 30%; a divisão de 10% das contribuições com os municípios. O prefeito de Forquilhinha, Vanderlei Alexandre, propôs uma pesquisa entre deputados e senadores para ver o que é mais fácil dos parlamentares apoiarem. A ideia é eleger prioridades entre as propostas, como uma forma de alcanças alguma conquista. A sugestão foi aprovado por unanimidade pelos prefeitos.

A assembleia foi agendada com o intuito de esclarecer aos prefeitos a importância de manter a união em torno de lutas municipalistas e de buscar o fortalecimento das 21 associações de municípios do Estado e da FECAM. Ainda foi colocado em pauta a contribuição dos municípios para aquisição de uma sede própria da federação.

Colaboração: Antonio Rozeng