Saúde

Prefeitura de Balneário Rincão faz mutirão de cateterismo

O mutirão de cateterismo beneficiará 25 pacientes cardíacos, que realizarão o exame no Hospital São José, em Criciúma.

Foto: Divulgação

Depois de realizar o mutirão de cataratas em mais de 50 pacientes, a prefeitura municipal de Balneário Rincão, através da Secretaria de Saúde divulgou nessa semana o mutirão de cateterismo que beneficiará 25 pacientes cardíacos, que realizarão o exame no Hospital São José, em Criciúma.

O mutirão está sendo realizado com recursos próprios da prefeitura e a análise dos pacientes foram realizadas pelo médico regulador que analisou por ordem de urgência. “Decidimos fazer com recursos próprios, pela emergência do exame. Não podíamos deixar essas pessoas esperando mais por um exame tão importante”, destaca o prefeito Jairo Custódio.

A coordenadora da Secretaria de Saúde Ioná Vieira, esclarece que o cateterismo serve para descobrir se a pessoa tem alguma obstrução nas artérias do coração e se essa obstrução é grave, serve também para checar as alterações no funcionamento das válvulas e do músculo cardíaco.

O cateterismo é um procedimento considerado invasivo utilizado na cardiologia para diagnosticar e analisar a gravidade de doenças do coração. Os principais problemas são o infarto e a angina, caracterizada por uma dor no peito, mas o exame também serve para identificar doenças das válvulas e do músculo cardíaco.

Colaboração: Comunicação Morro da Fumaça 

Notícias Relacionadas

Ex-secretário de Administração de Orleans e empresa tem bens bloqueados

Segundo o Ministério Público, Eduardo Bertoncini era responsável pela pasta na gestão do ex-prefeito Marco Antônio Bertoncini Cascaes

Prefeito de Joinville aponta caminhos para o crescimento da região Sul

Segundo Udo Döhler, em palestra na Associação Empresarial de Criciúma - ACIC, gestão pública eficiente, planejamento e união são as principais diretrizes.

Legislativo aprova parceria entre ACIVA e Prefeitura para instalação de câmeras de monitoramento em Araranguá

Projeto aprovado por unanimidade no legislativo prevê a instalação de dez câmeras de monitoramento em Araranguá

Tribunal de Contas realiza XVII Ciclo de Estudos amanhã em Criciúma