Geral

Prefeitura de Criciúma cancela emissão de carnê de IPTU e promete novo cálculo

Foto: Arquivo Decom

A prefeitura de Criciúma, no Sul catarinense, cancelou na terça-feira (23) o valor vigente de pagamento do IPTU. Segundo o município, um novo carnê com cálculo alterado do imposto deve ser emitido a população. Os contribuintes que efetuaram o pagamento poderão ser reembolsados. Porém, não foram divulgados os prazos, nem os valores.

Isso porque o prefeito Clésio Salvaro (PSDB) revogou na terça um decreto que mudava os critérios para a classificação do padrão construtivo das edificações. Com isso, houve aumento na cobrança de algumas unidades em até 100%. No mesmo dia, todos os vereadores de Criciúma assinaram um ofício pedindo uma suspensão do decreto.

O Decreto 1599/17 havia sido assinado pelo prefeito no dia 21 de dezembro. Ele era uma solução exclusiva, ou seja, não passava pela Câmera de Vereadores para aprovação.

Ao Jornal do Almoço, o secretário municipal da Fazenda, Robson Gotuzzo, afirmou que dos mais de 100 mil cadastros do município, mais de 50% tiveram um aumento de 2% a 8,5%.

“Nos casos onde o aumento foi maior, a gente regulamentou o padrão construtivo, onde ele estava mal classificado no cadastro da prefeitura e nós regulamentamos via decreto do governo municipal”, esclareceu Gotuzzo.

Reembolso

A prefeitura esclareceu que já está suspensa a emissão dos carnês de IPTU. Os carnês já retirados estão cancelados e também não é possível fazer novas emissões.

Conforme o prefeito à NSC TV, as pessoas que já tinham feito o pagamento podem procurar a prefeitura pra ser ressarcidos. Entretanto, o atendimento deve ocorrer nos próximos dias.

Nesta quarta-feira (24), a prefeitura está fechada para o velório do ex-prefeito de Criciúma e ex-deputado estadual Altair Guidi.

As informações são do site G1

Notícias Relacionadas

Prefeito de Nova Veneza assina decreto de formação da Comissão de Acompanhamento, Controle, Prevenção e Monitoramento ao Coronavírus

Nova Veneza não tem casos confirmados da doença, apenas pessoas em isolamento domiciliar que já foram acompanhados, mas devem permanecer em quarentena pois chegaram de viagem.

Justiça nega liminar e mantém decreto que fecha supermercados aos domingos em Içara

Em sua análise , o magistrado aponta que o artigo impugnado é válido, não há violação a regras de competência e não há violação ao preceito legal que prevê a manutenção das atividades essenciais.

Decreto suspende pedidos de gratificação em Criciúma e indícios de fraudes são investigados

Força-tarefa interdita empresa que ignorou decreto e alertas da fiscalização em Tubarão

Os fiscais também aplicaram na empresa quatro multas por sucessivos descumprimentos da ordem de fechamento.