Geral

Prefeitura de Criciúma e Acic preparam Guia de Imigrantes

Orientação estará disponível nas línguas inglesa e francesa, a ideia é orientar os imigrantes que estão morando em Criciúma.

Foto: Neka Dal Pont

Foto: Neka Dal Pont

Criciúma tem muitos imigrantes, só no ano de 2014 mais de 3 mil vieram para a cidade, a Prefeitura de Criciúma e a Acic prepararam um Guia do Imigrante. O material foi pensado para auxiliar os estrangeiros na localização pela cidade. “Essas pessoas que estão aqui precisam se sentir acolhidas. Elas chegam na cidade em busca de uma vida melhor e depois querem trazer suas famílias para proporcionar à elas essas mesmas condições. Esses imigrantes também movimentam a nossa economia positivamente, que Criciúma seja um bom lugar para eles”, comenta o prefeito Márcio Búrigo.

A Acic é sempre parceira da Prefeitura de Criciúma quando se fala em desenvolvimento da cidade. “Os imigrantes aqueceram a economia da região. Nós precisamos acolhê-los bem para que vejam em nossa cidade não só um lugar para melhorar sua qualidade de vida, mas para que prosperem aqui futuros investimentos”, afirma César Smielevski, presidente da Associação Empresarial de Criciúma – Acic.

Welcome to Criciúma City

O Guia traz dados importantes para que o imigrante saiba o que fazer quando chega na cidade. No guia consta a Casa de Passagem, que serve como um lugar temporário, até que o estrangeiro consiga comprar ou alugar um lar definitivo. O material também orienta sobre a importância da regulamentação dos documentos necessários para permanecer legalmente na cidade.

Definido o lugar para ficar e com os documentos regularizados é hora de procurar um emprego. No guia se encontra algumas explicações sobre a jornada de trabalho no Brasil como: remuneração, período de experiência, aviso prévio e abandono de emprego. No verso do guia está ilustrado um mapa que destaca os principais pontos da cidade como a Prefeitura de Criciúma, o Hospital São José, os Terminais Rodoviários, a Polícia Federal, a Casa de Passagem e o Pronto atendimento 24h.

O lançamento do Guia dos Imigrantes ainda não tem data marcada. O projeto está sendo aprimorado. 

Colaboração: Susane Meireles