Educação

Prefeitura de Criciúma e ProgramaEntra21 oferecem cursos de tecnologia

Objetivo é formar milhares de profissionais no setor tecnológico em 2022 no estado de Santa Catarina

Divulgação

A Prefeitura Municipal de Criciúma, por meio do Programa Entra21, está disponibilizando cursos de capacitação profissional na área de tecnologia. Serão 600 vagas com 480h de aulas, tanto presenciais quanto online, sendo que uma das turmas presenciais com 30 vagas acontecerá em Criciúma.

No município terá uma turma de programação Java de 30 alunos em formato presencial. As aulas começarão em abril e, irão até o mês de outubro na Faculdade Senac. Durante os períodos da manhã, tarde ou noite. Portanto, os alunos que tiverem interesse precisarão realizar suas inscrições até 27 de março, pelo site entra21.com.br.

Porém, além dessas 30 vagas para o curso presencial, os criciumenses terão a possiblidade de se inserirem também nas vagas online. Assim, completarão as 600 oportunidades de treinamento técnico em todo o Estado.

Qualificação de mão de obra

Segundo o diretor de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Aldinei Potelecki, a ideia de qualificar o jovem para o mercado de trabalho partiu do prefeito no ano passado e, foi intensificada após reuniões com instituições do município. Tendo o intuito de melhorar a qualificação de mão de obra, principalmente, para atender ao mercado de trabalho que temos na região de Criciúma.

“Como resultado, um dos mercados mais procurados e promissões para o futuro são os setores tecnológicos, devido a falta de mão de obra estabelecidas. Sendo assim, é importante realizar essas parcerias para elevar e qualificar cada vez mais a mão de obra para o nosso mercado tecnológico aqui na região”, ponderou.

Já conforme o gerente de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Edson Silva, para os estudantes conseguirem se inscrever precisam ter mais de 16 anos e, devem ter terminado ou estar cursando o Ensino Médio. Além disso, haverá também vagas para pessoas que possuem necessidades especiais.

“O projeto é de extrema importância também para as pessoas que possuem objetivo de mudarem sua vida. Como por exemplo, pessoas acima de 30 anos que queiram voltar ao mercado, mudar de profissão ou até mesmo se especializar em determinada área”, completou.

Sobre o Entra21

O programa é uma iniciativa do Polo Tecnológico de Informação e Comunicação da Região de Blumenau (Blusoft), com o apoio da prefeitura de Blumenau e empresas financiadoras. Desde seu início em 2006, conta com o Governo do Estado, através da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), como principal financiador.

Neste ano, a fundação investiu R$ 2 milhões para ampliar os recursos do programa, que está em sua 17ª edição capacitando mais de 5000 pessoas para as oportunidades do setor.

“Desde que assumimos esta gestão tentamos entender este movimento, compreender esse processo e levar esta experiência para outras regiões do estado. Sendo assim, neste ano de 2022, até pela crescente demanda de mão de obra de programadores, nós ampliamos a atuação do Entra21”, ressaltou o presidente da fundação, Fábio Zabot Holthausen.

Especialidades:

– Python;

– C;

– React;

– Java;

– Dev. Mobile;

– Front End;

– Banco de Dados;

– PHP;

– Vue.js;

– Analista de Dados;

– Flutter;

– UX & UI;

– Marketing Digital;

– Pacote Office;

– Aulas de Inglês (80h);

– Desenvolvimento Humano e Criação de Portfólio (24h);

– Empreendedorismo e Inovação (8h);

– Contabilidade e Finanças (12h).

Notícias Relacionadas

Caminhão cai em rio após ponte quebrar no interior de Orleans; veja vídeo

Acidente foi registrado na tarde desta terça-feira, dia 17, e as causas serão apuradas.

Neve cai pela segunda vez em Santa Catarina nesta terça-feira; veja vídeo

Fenômeno já havia sido registrado pela manhã. Condição favorável segue até madrugada de quinta-feira, segundo Epagri/Ciram.

Motorista embriagado é condenado por matar mulher em SC

O crime aconteceu em 2016 e foi ao Tribunal do Júri esta semana

Ladrão invade casa e furta item inusitado em cidade de SC

Dono da residência contou aos policiais que saiu e quando voltou para casa deu falta do objeto; caso ocorreu em Campos Novos