Geral

Prefeitura de Criciúma promove capacitação de atendimento pré-hospitalar

Treinamento iniciou nessa terça-feira (8) e segue até quarta-feira (9), no Paço Municipal Marcos Rovaris.

Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Serviço Aeropolicial (Saer) da Polícia Civil, está promovendo uma capacitação de atendimento pré-hospitalar (APH – Tático) para órgãos de segurança e saúde da região Sul. O curso iniciou nessa terça-feira (8) e segue até quarta-feira (9), das 13h30 às 17h, no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris.

Com carga horária de aproximadamente 16 horas, o treinamento iniciou com a parte teórica baseada em protocolos voltados para o atendimento pré-hospitalar, utilizados nos Estados Unidos pelas melhores equipes do ramo. A Polícia Civil já usa estes protocolos no seu curso de formação inicial. A preparação realizada é para situações de policial ferido ou vítima decorrente de arma branca ou de fogo.

Segundo o agente da Polícia Civil/Saer, Marcelo Esperandio, os protocolos aplicados são interdisciplinares. “Utilizamos disciplinas diferentes para compor o todo. Trabalhamos aspectos legais, como legislação e balística aplicada ao atendimento. É preciso entender a origem do dano para poder atender a ocorrência. O curso também aborda o comportamento da munição, por meio de barreias intermediárias de alvos biológicos, se essa munição é efetiva ou não. Além de falar de alguns mitos da arma de fogo. Simplificamos o processo dos protocolos, mostramos os equipamentos utilizados e fazemos a aplicação efetiva desse material”, explica.

De acordo com o gerente da Rede de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde, Fabiano Feuser, a parte da prática do curso consiste em um cenário de simulação para aplicação do conhecimento adquirido. “Amanhã, às 13h30, será feito o simulado, com armas branca e fuzis de airsoft no jardim do Paço Municipal Marcos Rovaris, como forma de treinamento, juntamente com o helicóptero do Saer. A pratica irá gerar muito barulho, mas a população não precisa se preocupar”, salienta.

O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, esteve presente na capacitação. “São minutos que fazem a diferença para salvar a vida das pessoas. Participar deste treinamento, integrar as experiências e o conhecimento é de extrema importância”, comenta o prefeito.

Os órgãos que também estão participando da capacitação são: o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT), Defesa Civil, Ministério Público, 4º Batalhão de Bombeiros Militares (BBM), Polícia Federal, 28º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC), Polícia Militar e Hospital São José (HSJ).

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Criciúma 

Notícias Relacionadas

Ex-secretário de Administração de Orleans e empresa tem bens bloqueados

Segundo o Ministério Público, Eduardo Bertoncini era responsável pela pasta na gestão do ex-prefeito Marco Antônio Bertoncini Cascaes

Prefeitura realiza doação de terrenos para empresas e fomenta geração de empregos em Criciúma

Localizadas no Loteamento Industrial Vila Natureza, áreas foram destinadas para duas empresas. Objetivo é a geração de empregos e renda às famílias

Tribunal de Justiça autoriza prefeitura a retomar obras da passarela em frente à Unisul, em Tubarão

Iniciada em fevereiro, a construção da passarela precisou ser interrompida por alguns dias ainda no primeiro semestre por conta da ação judicial de uma empresa inabilitada no processo de licitação.

Prefeitura de Braço do Norte lança Ô de casa!, projeto que aproximará a população da administração municipal

Ao todo serão 10 encontros, que contemplará todos os bairros e comunidades braçonortenses.