Geral

Prefeitura de Criciúma recebe exposição que retrata sentimentos de crianças atendidas pelo CAPSij

Outras iniciativas de valorização da vida serão promovidas ao longo deste mês

Divulgação

Em alusão ao Setembro Amarelo, as crianças e adolescentes atendidos pelo Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSij) de Criciúma criaram pinturas para expressarem os seus sentimentos. As obras foram desenvolvidas durante oficinas com a psicóloga Claudia Juliana Ochs e a artesã Celia Regina Guedim, e hoje estão expostas no hall do Paço Municipal Marcos Rovaris.

“Eles pintaram o que estavam sentindo no dia. Então, têm desenhos alegres, de esperança e outros de dores, angústias e medos. Há representado ali também o que os ajudam nos momentos mais difíceis. A nossa ideia foi trabalhar questões emocionais complexas e fortalecer os vínculos entre eles, a confiança e outros sentimentos, por meio da arte”, explicou a psicóloga Claudia.

A exposição é apenas umas das iniciativas que a Prefeitura de Criciúma planeja para este mês, dedicado à prevenção ao suicídio e valorização da vida. “Estamos engajados nessa campanha e queremos realizar uma série de ações ao longo deste mês”, comentou a coordenadora de saúde mental do município, Ana Losso.

Ações

Na próxima sexta-feira (10), por exemplo, no Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, os servidores municipais vão usar roupas amarelas, como forma de incentivo à campanha. Também estão agendadas visitas do secretário de Saúde, Acélio Casagrande, aos setores e nos CAPSs do município para conscientização sobre o assunto. Além disso, está previsto no dia 11, das 9h às 13h, o plantio da árvore da vida na Praça Nereu Ramos. Ao lado dela, serão colocados cartões motivacionais.

Uma roda de conversa com especialistas na área de saúde também ocorre neste mês. O encontro será realizado na Unesc no dia 21 de setembro e recebe o apoio do programa Acolher da universidade e do Núcleo de Prevenção às Violências e Promoção da Saúde Mental (Nuprevips) do Governo de Criciúma. Outras ações ocorrem em paralelo nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Criciúma.

Haverá também no dia 23, à tarde, um piquenique no Parque Municipal Prefeito Altair Guidi com profissionais e usuários dos CAPSs de Criciúma. A proposta é promover atividades de valorização à vida e prevenção ao suicídio.

Atendimento

O município também oferta atendimentos gratuitos com psicólogos, por meio dos CAPSs. Outra opção, é através do Centro de Valorização da Vida (CVV) pelo telefone 188.

Notícias Relacionadas

Homem morre esmagado por trator em SC

Máquina sofreu empinamento e prensou a vítima entre o trator e uma árvore que estava sendo arrastada

Menino de 9 anos morre após bicicleta ficar prensada entre veículos em SC

Garoto chegou a ser levado ao hospital, mas não resistiu

Centro de Reabilitação Cardiopulmonar Pós-Covid completa um ano com números positivos em Criciúma

Em 12 meses, foram mais de mil pacientes, sendo que 310 receberam alta. Além disso, o centro contou com mais de 53,3 mil procedimentos realizados

Fundação Cultural de Criciúma estende Primavera dos Museus

Exposição, no Memorial Casa do Agente Ferroviário Mario Ghisi, ficará acessível até o fim do ano