Geral

Prefeitura de Jacinto Machado define ações para enfrentamento do COVID-19

A prefeitura de Jacinto Machado comunica que, devido ao coronavírus estão suspensas por 30 dias as aulas na rede municipal de ensino e por sete dias os atendimentos presenciais na Secretaria de Administração

Divulgação/Prefeitura de Jacinto Machado

Em reunião na manhã desta quarta-feira, 18, foram repassadas as informações do decreto n° 027 de 18 de março de 2020, que declara situação de emergência no município de Jacinto Machado e define outras medidas para o enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do Coronavírus (COVID-19) pelos próximos 30 dias.

A prefeitura de Jacinto Machado comunica que, devido ao coronavírus estão suspensas por 30 dias as aulas na rede municipal de ensino e por sete dias os atendimentos presenciais na Secretaria de Administração, sendo que os funcionários continuarão com os trabalhos internos, com exceção do Setor de Tributos e Exatoria, que permanecerão abertos, porém com atendimento limitado em uma pessoa por vez dentro da sala.

Os serviços tidos como essenciais irão continuar funcionando, como a Secretaria de Municipal de Saúde; Defesa Civil; Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Obras e Samae.

Na Saúde serão atendidos casos emergenciais, e uma comissão será formada para avaliar suspeitas de coronavírus. Os demais atendimentos estão cancelados como consultas de rotina, atendimento com fisioterapeuta, dentista, entre outros.

A farmácia continua funcionando, o setor de vacinação também, já que inicia a campanha de vacina contra a gripe. “Não temos nenhum caso suspeito na cidade, mas estamos com nossa equipe preparada e focada para atender a população neste sentido”, avisa o secretário de Saúde Adilson Piva. Em comum acordo também ficou definido a coleta de exames de casos suspeitos de COVID-19 será feita no Hospital São Roque.

A Secretaria de Agricultura vai ficar aberta apenas para emissão de notas fiscais, selo da rastreabilidade e CFO (Certificado Fitossanitário de Origem), porém será restrito a um atendimento por vez. Serviços externos estão cancelados.

A Secretaria de Assistência Social e o Cras permanecem funcionando para casos emergenciais, assim como a Secretaria de Obras, que permanece com coleta de lixo, limpeza de ruas e com o funcionamento do britador. Serviços externos também serão cancelados. No Samae seguem normalizados os trabalhos na Estação de Tratamento de Água e plantões. Recomenda-se utilizar o site da prefeitura www.jacintomachado.sc.gov.br, para a segunda vida da fatura de água, quando necessária.

A Administração municipal recomenda ainda que o contato inicial seja feito por telefone com as secretarias de Saúde, Social, Obras e Samae, nos números: 3535 1166, 3535 1659, 3535 1482 e 35351090, respectivamente. Somente em casos de extrema necessidade o presencial.

O comércio em geral já está fechado, com a orientação e fiscalização da Polícia Militar. Apenas farmácias, mercados, postos de combustível, funerárias, podem permanecer abertos.

Notícias Relacionadas

Amurel recomenda que municípios adotem nova quarentena por causa da Covid-19

Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) contempla 18 prefeituras. A situação da região é considerada gravíssima pelo governo de Santa Catarina em relação à doença.

Governo Municipal divulga calendário para cadastramento relativo ao saque do FGTS dos atingidos pelas chuvas de maio

O atendimento será realizado a partir da próxima terça-feira (22), seguindo até sábado (26), no Centro de Múltiplo Uso, na rua Humberto Salvan, no bairro Esperança.

STF autoriza SC a utilizar recursos do pagamento da dívida com a União no enfrentamento da Covid-19

O pedido foi protocolado pela Procuradoria-Geral do Estado de Santa Catarina (PGE) para garantir que a União deixe de aplicar qualquer tipo de penalidade ao estado em razão da suspensão dos pagamentos.

Coronavírus em SC: Fapesc aprova cinco projetos de pesquisa e destina R$ 500 mil a estudos sobre Covid-19 no estado

O edital buscava estudos que apontassem soluções para o combate à epidemia e seus efeitos na sociedade e na economia.