Poder Executivo

Prefeitura de Laguna e Casan buscam soluções para o esgoto

Foto: Divulgação / DS

Foto: Divulgação / DS

Belas praias, boas festas, atrações culturais e históricas e belezas naturais que tornaram a cidade conhecida até no exterior. Essas qualidades fazem de Laguna um dos destinos mais procurados pelos turistas no Sul catarinense.

Toda a beleza do local, porém, tem sido muito prejudicada pelos esgotos que poluem a praia a céu aberto, em especial em um dos mais badalados balneários da Cidade Juliana – o Mar Grosso. As reclamações e problemas não são de hoje.

No ano passado, foram tantas que geraram uma grande ação da prefeitura, que mobilizou fiscais e identificou mais de 1,5 mil ligações clandestinas de esgoto somente no Mar Grosso. Quase R$ 1 milhão em multas foram arrecadados, mas nem isso foi suficiente para resolver o problema. Ainda hoje é possível ver diversas saídas de esgoto diretamente na areia da praia.

“É uma pena, porque achamos esta praia muito boa, mas ver um esgoto a céu aberto assim chega a desanimar, fora o risco pra saúde e o cheiro ruim”, diz a visitante Nayara Martins, que passa férias na Cidade Juliana. 

Iniciando a gestão, a equipe do prefeito Mauro Candemil já foi alertada sobre o problema e promete buscar soluções. Hoje, ocorre uma coletiva de imprensa da qual participam a Casan e a prefeitura, justamente para falar do tema. A empresa responsável pelo sistema na cidade divulgará orientações sobre o uso adequado da rede de esgoto. A entrevista coletiva será realizada na sala de reuniões do gabinete do prefeito.

Durante a coletiva, a Casan vai anunciar uma das ações que serão realizadas – a oferta de uma capacitação gratuita para pedreiros da região sobre como fazer de forma adequada a conexão dos imóveis ao sistema de esgotamento sanitário.

Com informações do Jornal Diário do Sul