Geral

Prefeitura de Orleans e Instituto Leonardo Murialdo assinam escritura de doação nesta segunda-feira (23)

Após cinco meses de polêmica, o ILEM passará oficialmente 5,2 hectares de terra à Prefeitura de Orleans.

Divulgação/Google Maps

Após cinco meses de polêmica, a Prefeitura de Orleans receberá oficialmente cinco hectares de terra pertencentes ao Instituto Leonardo Murialdo (ILEM). A Solenidade de Assinatura da Escritura Pública de Doação do Imóvel ocorrerá na próxima segunda-feira (23), às 13h45, no Seminário São José, em Orleans.

Após quatro meses de negociações, o impasse ferrenho entre a prefeitura e o ILEM chegou ao fim em agosto. As partes envolvidas entraram em acordo e definiram que 5,2 hectares serão doados ao município e três hectares tornar-se-ão área de interesse público. O restante será utilizado pela Congregação para a construção de um loteamento, de cerca de 280 unidades.

A disputa pela área iniciou quando o prefeito Jorge Koch emitiu o decreto 4.572 que tornava de utilidade pública, a fim de ser desapropriado pelo município por via amigável ou judicial, uma gleba de terras (cerca de 34 hectares), de propriedade do Instituto Leonardo Murialdo (ILEM). Após o Decreto ser de conhecimento público, muitos se manifestavam a favor ou contra a decisão.

O assunto foi tema de uma Audiência Pública e de várias sessões da Câmara de Vereadores de Orleans. Após as negociações e com o acordo feito, os vereadores aprovaram a doação dos 5,2 hectares de terra ao município. Após a aprovação, o prefeito Jorge Koch revogou o decreto 4.572. Com a doação da área o município poderá implantar novos equipamentos públicos e fomentar o turismo municipal.

Notícias Relacionadas

Prefeitura realiza doação de terrenos para empresas e fomenta geração de empregos em Criciúma

Localizadas no Loteamento Industrial Vila Natureza, áreas foram destinadas para duas empresas. Objetivo é a geração de empregos e renda às famílias

I Feira do Livro é oficialmente aberta em Orleans

Presidentes das ACIs do Extremo Sul se reúnem para Plenária da Facisc, em Orleans

Campanha “Compre de Orleans” será lançada neste sábado na Praça Celso Ramos