Geral

Prefeitura fiscaliza aglomerações em filas de agências bancárias e estabelecimentos em Criciúma

Duas agências de instituições financeiras e uma clínica médica foram infracionadas por profissionais da Vigilância Sanitária de Criciúma na tarde desta sexta-feira (7)

Divulgação/Secom

Na tarde desta sexta-feira (7), por conta do descumprimento de regras estabelecidas pelo decreto municipal n° 815/2020, que pretende fortalecer a prevenção e o combate à Covid-19, a Administração Municipal, por meio da Vigilância Sanitária de Criciúma, emitiu autos de infração para duas agências bancárias e uma clínica médica. Localizados na região central de Criciúma, os estabelecimentos não cumpriram as regras de distanciamento mínimo de 1,5 metro entre pessoas em filas.

De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária de Criciúma, Samuel Bucco, em virtude da falta de controle em filas, os locais registraram aglomeração de pessoas. “Os fiscais estiveram nos estabelecimentos e constataram que a fila nas agências bancárias e na clínica médica estavam longas, sem o controle de distanciamento entre os cidadãos. Nós reforçamos que é essencial que as pessoas compreendam o momento difícil que atravessamos e cumpram as regras, utilizando máscaras, fazendo a higiene das mãos e respeitando o distanciamento”, explica.

Horário especial das agências

No Brasil, para atender os cidadãos durante a pandemia de Covid-19, as agências bancárias das principais instituições financeiras passaram a funcionar em horário especial. A Caixa Econômica Federal atende o público das 8h às 14h, enquanto as agências do Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander funcionam das 9h às 14h. “Muitas pessoas que precisam dos serviços bancários não sabem que algumas agências mudaram os horários de atendimentos ao público e acabam se aglomerando nas instituições, favorecendo a disseminação da doença”, comenta o coordenador.

Em Criciúma, o descumprimento das regras descritas no decreto municipal n° 815/2020, como a obrigatoriedade do uso de máscara, proibição de aglomerações de pessoas, respeito ao distanciamento e proibição de festas e eventos particulares, pode gerar multas que variam de R$ 1,9 mil a R$ 5,8 mil, além de processo criminal por descumprimento das medidas de combate ao novo coronavírus.

Solicitação à Febraban

Na última terça-feira (4), o Governo de Criciúma encaminhou uma solicitação à Federação Brasileira de Bancos (Febraban) para que as agências bancárias e lotéricas do município ampliem o horário de atendimento aos cidadãos, evitando filas e aglomerações de pessoas. “Muitas agências bancárias estão registrando grandes filas, auxiliando na disseminação do vírus. Com a ampliação do horário de atendimento, as pessoas serão melhor distribuídas durante o expediente das instituições financeiras. Estamos aguardando a resposta da Febraban”, pontua o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

Notícias Relacionadas

Secretaria de Saúde de Criciúma reforça chamado de gestantes, puérperas e crianças para vacinação contra influenza

Agentes Comunitários de Saúde visitarão as residências para monitoramento e intensificação de informações por causa da baixa adesão à campanha nacional

Governo Municipal divulga calendário para cadastramento relativo ao saque do FGTS dos atingidos pelas chuvas de maio

O atendimento será realizado a partir da próxima terça-feira (22), seguindo até sábado (26), no Centro de Múltiplo Uso, na rua Humberto Salvan, no bairro Esperança.

Tribunal de Justiça catarinense confirma pena para empresário que vendeu pipoca com rato dentro em Criciúma

Uma das vítimas, após ingerir a pipoca, teve intoxicação alimentar aguda causada por alimento contaminado.

Ex-secretário de Administração de Orleans e empresa tem bens bloqueados

Segundo o Ministério Público, Eduardo Bertoncini era responsável pela pasta na gestão do ex-prefeito Marco Antônio Bertoncini Cascaes