Geral

Prefeitura formaliza pedido de empréstimo para iluminação

Ação saiu no Diário Oficial do Município nesta sexta-feira, contrariando recomendação do MP.

Divulgação

Anunciado pelo Diário Oficial do Município, a prefeitura de Criciúma formalizou nesta sexta-feira, 9, o pedido de empréstimo de R$ 30 milhões para a instalação de lâmpadas LED em todo o município. O pedido foi aprovado pela Câmara de Vereadores, mas gerou discórdia entre os legisladores e o debate chegou até o Ministério Público .

Na quarta-feira, o MP recomendou ao município que não fosse efetuado o empréstimo, sob a justificativa de que ele “dá indícios de possuir caráter eleitoreiro, mostrando-se a toda evidência temerária e desastrosa para o verdadeiro interesse público, que não se deve confundir com interesse do gestor”.

O município ganhou o prazo de três dias para formular uma resposta ao Ministério Público. De acordo com a procuradora geral do município,  , será protocolada até o fim da tarde desta sexta. Ela foi elaborada em conjunto com a secretaria da Fazenda e já está nas mãos do prefeito Clésio Salvaro.

A procuradora apenas antecipou à reportagem que o pedido de empréstimo “não é uma aventura do município, pois foram feitos estudos de viabilidade”.

Quem entrou com ação contra o empréstimo da prefeitura foi o vereador Zairo Casagrande (PSD). Ele alega, inclusive, que houve superfaturamento em aquisições anteriores de lâmpadas LED, em contrato de R$ 7,3 milhões. A secretária da Fazenda, Kátia Smielevski, apontou que não houve irregularidades e que o cálculo do vereador baseava-se apenas nas lâmpadas, mas desconsiderava outros custos de instalação.

A recomendação pelo não empréstimo do Ministério Público de Santa Catarina pode ser conferida aqui.

Com informações do site 4oito

Notícias Relacionadas

Governo Municipal divulga calendário para cadastramento relativo ao saque do FGTS dos atingidos pelas chuvas de maio

O atendimento será realizado a partir da próxima terça-feira (22), seguindo até sábado (26), no Centro de Múltiplo Uso, na rua Humberto Salvan, no bairro Esperança.

Ex-secretário de Administração de Orleans e empresa tem bens bloqueados

Segundo o Ministério Público, Eduardo Bertoncini era responsável pela pasta na gestão do ex-prefeito Marco Antônio Bertoncini Cascaes

Clínicas e laboratórios particulares de Braço do Norte terão que informar a Prefeitura sobre exames para Covid-19 realizados

O Decreto 026/2020, assinado pelo prefeito, Beto Kuerten Marcelino, na noite deste domingo (12), visa garantir a transparência sobre os dados da doença no Município.

Prefeitura de Jacinto Machado vacina idosos contra a gripe em casa para evitar aglomerações nos postos

No total, são 2.200 pessoas acima de 60 anos, que serão imunizados.