Saúde

Prefeitura inicia mutirão de pequenas cirurgias em Criciúma

Ação começou no 24h do bairro Boa Vista e visa acabar com as filas de espera para pequenos procedimentos.

Divulgação

A Prefeitura Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta semana o mutirão de pequenas cirurgias nas unidades ligadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). O 24h do bairro Boa Vista, Policlínica do Rio Maina e a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Brasília contam com cirurgiões capacitados para atender os pacientes.

São mais de 1,3 mil tipos de procedimentos, como a retirada de cisto epidérmico, lesões de pele, calo plantar, entre outros. Para realizar uma pequena cirurgia é necessário fazer agendamento nas UBS e aguardar o contato da Central de Regulação da Secretaria Municipal da Saúde.

De acordo com o coordenador da Central de Regulação, Cláudio Rosso Netto, a ausência de pacientes às consultas agendadas é uma barreira que precisa ser enfrentada. “Marcamos dez pacientes para um profissional no 24h do Boa Vista e somente cinco compareceram. É difícil resolver a questão das filas se as pessoas não comparecem às consultas”, afirma.

“Entre as filas que existem na saúde, a de pequenas cirurgias ultrapassam um número significativo. Nós temos três locais definidos, estrategicamente, para retirar essas pessoas das filas. São procedimentos pequenos, que se não houver tratamento pode piorar a saúde das pessoas. Estamos também iniciando o processo para acabar com a espera de consulta com especialistas e exames”, comenta o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande.

Número de consultas de pequenas cirurgias:

24h Boa Vista: 56 procedimentos por semana e 224 ao mês.
Policlínica Rio Maina: 40 procedimentos por semana e 160 ao mês.
UBS Brasília: cinco procedimentos por semana e 20 ao mês.

Colaboração: Comunicação DECOM

Notícias Relacionadas

Governo Municipal divulga calendário para cadastramento relativo ao saque do FGTS dos atingidos pelas chuvas de maio

O atendimento será realizado a partir da próxima terça-feira (22), seguindo até sábado (26), no Centro de Múltiplo Uso, na rua Humberto Salvan, no bairro Esperança.

Ex-secretário de Administração de Orleans e empresa tem bens bloqueados

Segundo o Ministério Público, Eduardo Bertoncini era responsável pela pasta na gestão do ex-prefeito Marco Antônio Bertoncini Cascaes

Clínicas e laboratórios particulares de Braço do Norte terão que informar a Prefeitura sobre exames para Covid-19 realizados

O Decreto 026/2020, assinado pelo prefeito, Beto Kuerten Marcelino, na noite deste domingo (12), visa garantir a transparência sobre os dados da doença no Município.

Tribunal de Justiça autoriza prefeitura a retomar obras da passarela em frente à Unisul, em Tubarão

Iniciada em fevereiro, a construção da passarela precisou ser interrompida por alguns dias ainda no primeiro semestre por conta da ação judicial de uma empresa inabilitada no processo de licitação.