Geral

Prefeituras de Imbituba, Jaguaruna e Sangão decretam quarentena

Agora, as 18 prefeituras que compõem a Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel) estão com medidas mais rígidas contra a Covid-19.

Divulgação/Prefeitura de Imbituba

As prefeituras de Imbituba, Jaguaruna e Sangão, no Sul do estado, decidiram decretar a quarentena, assim como os outros municípios que fazem parte da Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel). A região está em situação considerada gravíssima pelo governo de Santa Catarina em relação ao novo coronavírus.

Na última semana, a Amurel emitiu resolução recomendando que as 18 prefeituras que fazem parte da associação voltassem a adotar a quarentena entre os dias 16 e 24 de julho, mantendo somente os serviços essenciais em funcionamento.

A maior parte das prefeituras que compõem a Amurel acatou as recomendações, mas houve municípios que optaram por não decretar quarentena. No fim de semana, após decisão de um desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, algumas dessas cidades publicaram novos decretos. E, na segunda, foi a vez de Imbituba, Jaguaruna e Sangão.

O objetivo da recomendação da Amurel era que toda a região agisse de forma unificada, mas as cidades que mudaram os próprios decretos apenas nesta semana não vão cumprir a quarentena por nove dias, como tinha sido proposto.

A medida mais dura de isolamento social é principalmente para tentar diminuir o número de internações na terapia intensiva (UTI) do Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão, que hoje está com 100% de ocupação nos leitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Amurel

Fazem parte da associação os municípios de Armazém, Braço do Norte, Capivari de Baixo, Grão-Pará, Gravatal, Imaruí, Imbituba, Jaguaruna, Laguna, Pedras Grandes, Pescaria Brava, Rio Fortuna, Sangão, Santa Rosa de Lima, São Ludgero, São Martinho, Treze de Maio e Tubarão. Somadas, as cidades têm 2,6 mil casos de Covid-19 e 26 mortes provocadas pela infecção.

Notícias Relacionadas

Amurel recomenda que municípios adotem nova quarentena por causa da Covid-19

Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) contempla 18 prefeituras. A situação da região é considerada gravíssima pelo governo de Santa Catarina em relação à doença.

Correntista de Imbituba receberá com juros e correção valor retirado da conta sem sua autorização

Sem seu conhecimento e autorização, em janeiro de 2015, R$ 19 mil foram transferidos de seu domínio para a conta de outra pessoa.

PRF apreende mais de seis quilos de cocaína após motorista fugir da fiscalização na BR-101, em Jaguaruna

A droga estava em um GM/Onix com placas de Criciúma, que não obedeceu a ordem de parada e fugiu em alta velocidade.

Secretário da Saúde debate modelos de contratação de leitos privados com órgãos de controle e prefeituras

Por conta do aumento significativo da ocupação dos leitos públicos, os entes públicos entendem como necessária a contratação na rede hospitalar privada