Clima

Prejuízos serão contabilizados nesta semana em Laguna

Foto: Andréa Zapelini/Divulgação/Notisul

Foto: Andréa Zapelini/Divulgação/Notisul

As chuvas fortes que ocorreram na última semana causaram vários estragos em Laguna. Alagamentos, interdições de ruas e crateras foram abertas com a força das águas. 

“Encaminhamos vários documentos à Defesa Civil, mas não foi decretado estado de emergência na Cidade Juliana”, afirmou ontem o assessor de comunicação da prefeitura, Celso Fernandes.

Conforme o jornal Notisul, o representante do poder público anuncia que várias ocorrências emergenciais foram registradas no município. “O levantamento dos prejuízos ainda deve ser contabilizado nesta semana”, completa Celso.

Em apenas uma noite, choveu aproximadamente 100 milímetros, mais que o esperado este mês inteiro. Vários alagamentos também ocorreram no Morro da Glória, na Vila Vitória, no Mar Grosso, Magalhães, na passagem da Barra e na comunidade do Farol de Santa Marta.

A situação mais crítica foi no bairro Magalhães, na rua João Henrique, local conhecido como ‘Rua do Valo’, onde aconteceu um deslizamento que provocou muitos danos em duas residências. 

“As famílias que moravam nas edificações foram avisadas e serão deslocadas. Vamos atender primeiramente os moradores e arrumar toda a via”, informou o coordenador de Defesa Civil da Cidade Juliana, Jackson Barbosa Siqueira.

Chuvas deixam ruas inundadas

Vários alagamentos foram registrados ontem à tarde, em Tubarão. No bairro Oficinas, a água subiu nas calçadas e quase invadiu lojas e casas. “A água tomou contra da rua Altamiro Guimarães, principalmente na esquina com a Princesa Isabel. Somente não entrou nos estabelecimentos porque são altos”, explicou a moradora Andréa Zapelini. Em Grão-Pará, as chuvas também fizeram estragos. Algumas ruas ficaram alagadas e uma cratera abriu na SC-439, local conhecido como paredão. A estrada foi interditada em meia-pista.