Saúde

Preocupação com dengue alcança 15,69% das manifestações em Içara

A Ouvidora SUS registrou no mês de fevereiro oito manifestações em Vigilância em Saúde

A Ouvidora SUS de Içara registrou no mês de fevereiro oito manifestações em Vigilância em Saúde, todas relacionadas à preocupação com foco e proliferação da dengue. A quantia corresponde a 15,69% do total 51 participações.

De acordo com a enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiologia, Talita Corrêa Lima, o morador deve conferir a possibilidade real da existência de criadouro ou local com larva. “Na maioria dos pontos informados não encontramos foco de dengue, por isso nossa preocupação com esta triagem. Além disso, o primeiro contato deve ser feito por meio das Agentes Comunitárias de Saúde que são as responsáveis pelo encaminhamento junto a Vigilância”, orienta.

Segundo ela, a equipe composta por seis Agentes de Controle de Endemias é responsável pela orientação e fiscalização. Além disso, elas realizam o acompanhamento de cerca de 200 armadilhas distribuídas em todo município. “A retirada dos materiais que ocasionam a proliferação é feita pelo proprietário. A Vigilância Sanitária autua se preciso, aplica multa ou até mesmo encaminha ao Ministério Público”, ressalta.

Para utilizar o serviço da Ouvidoria o munícipe pode entrar em contato pelo telefone 34613707, e-mail ouvidoria.sus@icara.sc.gov.br, no site da Prefeitura, ou por carta e até mesmo pessoalmente, na Secretaria de Saúde, situada na Rua Marcos Rovaris, nº 184, Centro.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Içara