Geral

Preservação da água em destaque nos Concursos Fotográfico e Musical do Comitê da Bacia do Rio Araranguá

Inscrições para músicos e estudantes foram prorrogadas até o dia 20 de maio.

Com objetivo de sensibilizar a população a respeito da importância de preservar e proteger a água e o meio ambiente de forma geral, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá promove dois Concursos Culturais: um de fotografia e um de música.

As inscrições foram prorrogadas até o dia 20 de maio. “Tanto fotografar, quanto compor e cantar músicas, são formas de registrar momentos importantes da vida das pessoas. Com essas ações, queremos fomentar o espírito de mudança, em um planeta que precisa dar mais valor ao meio-ambiente. Queremos que as pessoas pensem cada dia mais na preservação, e uma das maneiras que encontramos, é mobilizando grupos da sociedade, como os estudantes e músicos, em concursos culturais, para buscar estes resultados de forma mais efetiva”, afirma o presidente do Comitê, Sérgio Marini.

Os resultados serão divulgados na Semana do Meio Ambiente.

O regulamento dos concursos está disponível no Blog do Comitê. Inscrições devem ser feitas pelo email [email protected], constando o material a ser analisado, e os dados pessoais do autor do trabalho.

"Re- Conhecendo a Bacia do Rio Araranguá"

O III Concurso de Fotografia "Re- Conhecendo a Bacia do Rio Araranguá" é voltado para crianças e adolescentes, estudantes das redes municipal, estadual e particular de ensino dos municípios de abrangência da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá.

A engenheira ambiental do Comitê, Michele Pereira da Silva, explica que, neste concurso, o participante deverá tirar uma fotografia em contato com a água de algum dos rios da bacia. “Essa foto será posteriormente analisada por uma comissão. E o autor da melhor imagem escolhida será premiado com uma máquina fotográfica”, completa.

“A Importância da Água e o Comitê Araranguá”

Já o I Concurso Musical “A Importância da Água e o Comitê Araranguá” terá como principal objetivo, a criação de um jingle para o próprio Comitê. “Contamos com a participação de músicos amadores, para contribuir com o engrandecimento do material que retrate a importância da água no meio em que vivemos”, argumenta Michele.

Neste caso, o músico responsável pela criação do jingle vencedor, receberá como prêmio um tablet e terá a letra publicada na cartilha infantil do Comitê.​

Sobre a Bacia

A Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá possui uma área de 3.089 km², com 16 municípios ocupando seu território: Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Rincão, Ermo, Jacinto Machado, Maracajá, Meleiro, Morro Grande, Timbé do Sul, Turvo, Criciúma, Forquilhinha, Içara, Nova Veneza, Siderópolis, Treviso.

O rio Araranguá possui suas nascentes localizadas na Serra Geral e deságua no Oceano Atlântico, com um comprimento de todos os cursos d'água de 5.916 km, e vazão média na foz de 116 m³/s.

Os principais cursos d'água formadores são: Rio Mãe Luzia, Itoupava, Amola Faca, Jundiá, Cachorrinho, Engenho Velho, Figueira, Rocinha, Manoel Alves, Sanga do Coqueiro, Turvo, Sangão, Fiorita, São Bento, Criciúma e Rio dos Porcos.​

Colaboração: Francine Ferreira / Comunicação Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá

  • 5372291eb3a89dbf487da2daac50c90e
  • 9afec183d4cee8839d200a1b4f535004
  • 3c8a0ae7c6b3714ac5a0191d5d431a2c