Política

Presidente da Assembleia visita região Carbonífera

O presidente da Assembleia Legislativa, Joares Ponticelli (PP) visitou a região Carbonífera nesta segunda-feira (1). O objetivo das reuniões e encontros em Criciúma e Forquilhinha foi integrar a Assembleia Legislativa com o Sindicato do Carvão, Universidades, Prefeituras e outras entidades, buscando o desenvolvimento do grande Sul, a partir de temas como o carvão mineral, infraestrutura e saúde.

Joares Ponticelli foi recebido no início da manhã no Paço Municipal pelo prefeito Márcio Búrigo (PP) e pelo vice-prefeito Verceli Coral (PSDB). Acompanharam o presidente da Assembleia os deputados do PP Valmir Comin e José Milton. O aeroporto regional de Jaguaruna e verbas para a saúde foram temas tratados no encontro.

No primeiro dia de trabalho como prefeito, Márcio Búrigo obteve a confirmação que a Assembleia Legislativa será parceira da administração municipal. Ponticelli enfatizou que a bancada de deputados do Sul estará ao lado do governante na busca de recursos para a cidade. "A Assembleia Legislativa será a nossa casa na capital", disse o prefeito que, na seqüência, participou de um almoço com os
deputados e prefeitos da região, em Forquilhinha.

No Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (SIECESC), Joares Ponticelli retribuiu a visita que recebeu no início de sua gestão do presidente Ruy Hulse e do presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral, Fernando Luiz Zancan. Ponticelli reforçou a preocupação ambiental em relação ao carvão e lembrou que a tecnologia para extração e queima do mineral evoluiu e que é preciso incentivar as pesquisas cientificas para que o carvão seja aproveitado com sustentabilidade.

Ponticelli, os deputados e o chefe de gabinete da presidência Assembleia, Guinga Warmeling,  também visitaram a Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (SATC) e a Universidade Comunitária (Unesc). O objetivo foi conhecer projetos de pesquisa na área do carvão e as formas de contribuir no incentivo à geração de conhecimentos neste setor.

Colaboração: Júlio Cancellier