Geral

Presidente da Associação de Descendentes de Italianos participa de sessão na Câmara de Urussanga

O presidente da ADIU (Associação de Descendentes de Italianos de Urussanga), Sérgio Costa participou da reunião ordinária da Câmara de Vereadores de Urussanga na noite dessa terça-feira (16).

Ao fazer uso da tribuna, apresentou a logomarca produzida e doada a associação por Giovanni Marques Costa e a nominata da diretoria da ADIU, associação reconhecida como de utilidade pública desde 1987, ano de sua fundação. “A Associação de Descendentes de Italianos de Urussanga foi a primeira associação étnico-cultural fundada em Urussanga e por diversas razões, entre as quais o divisionismo ocasionado pela criação de várias associações, acabou sendo desativada. Sendo que foi mantida em dia quanto à parte legal, a ADIU, surge novamente para ficar no cenário do movimento cultural tendo várias propostas e os mesmos objetivos que levaram à sua fundação por um número expressivo de pessoas dedicadas e sentimentalmente ligadas às raízes e tradições” ressaltou Costa.

O principal assunto levantado pelo presidente da ADIU foi a preservação da cultura e memória daqueles que construíram a cidade. Costa sugeriu a apresentação de um projeto visando o tombamento de uma edificação. “Essa construção pertence à paróquia de Urussanga, foi construída há mais de um século pelo primeiro pároco da cidade- Luigi Marzano, recebeu as primeiras freiras italianas na cidade, foi residência do Monsenhor Agenor Neves Marques, abrigou a Escola de Apicultura, uma capela, foi sede da Academia de Letras de Urussanga, Gráfica Paraíso, Museu, Clube da Colina e Jardim de Infância. Não podemos deixar cair literalmente por terra uma referência tão ligada à memória”, disse ressaltando, “que se tombe e que juntos possamos trabalhar pela recuperação do referido imóvel, dando-lhe uma utilização mais nobre do que um depósito de pisos e azulejos”.

Costa solicitou ainda que o setor competente da Administração Pública faça cumprir ou estabeleça parâmetros legais para a ocupação de espaços públicos e a confecção de monumentos, bustos e outras formas de homenagens. “O objetivo é não permitir que trevos, praças, parques e jardins se tornem um emaranhado destes monumentos”, disse.

Finalizando, o presidente lembrou a participação da ADIU na Ritorno Alle Origini. “Estaremos presentes nesse evento tão importante para a nossa cidade, nos apresentando como entidade e contribuindo para que essa festa, que acontece quando comemoramos 135 anos de Urussanga, seja um sucesso e que possamos bem receber conterrâneos e visitantes”, finaliza Costa.

A vereadora Daniela Piacentini Visintim (PMDB) parabenizou a ADIU pela iniciativa da indicação do projeto de tombamento da casa. “Gostaria de parabenizar ao presidente e a todos os integrantes da associação por buscarem maneiras de preservar a história e manter as tradições na nossa cidade", falou.

Para o vereador Elson Roberto Ramos (PMDB) apesar de Urussanga ter a gastronomia e as tradições italianas muito fortes, faltam na cidade pessoas jovens que tenham interesse em aprender e que falem Italiano. “Com essa associação acredito que as tradições ficarão ainda mais fortes. Noto que as pessoas mais velhas falam o idioma italiano, mas os mais jovens são uma minoria e uma associação como essa colabora e muito para mantermos vivas as tradições italianas”, disse.

O Presidente da casa vereador João Batista Bom (PMDB) e o vereador Odivaldo Bonetti (PP) também comentaram sobre a importância da associação e parabenizaram o presidente e diretoria.

Colaboração: Lani Burato