Saúde

Presidentes dos Legislativos conhecem projeto de organização da rede hospitalar da Amrec

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A saúde na região, com ênfase para a situação dos hospitais, pautou a segunda reunião dos presidentes das Câmaras de Vereadores da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec). O encontro, que aconteceu na tarde desta quinta-feira, 16, na sede do Poder Legislativo de Içara, também contou com a presença da gerente Regional de Saúde, Lisiane Tuon, e do presidente do Colegiado de Saúde, Lauro Nogueira.

Durante a reunião, Lisiane apresentou um panorama da situação da saúde na  Amrec com um mapeamento que revelou os municípios que contam com hospitais e unidades de atendimento e a importância da união para o atendimento à sociedade. “A população aumenta e o Hospital São José não dá conta. Por isso é preciso trabalhar em rede com as outras entidades existentes na região para atender a demanda”, explicou.

Além de Criciúma, sete outros municípios da Amrec possuem hospitais e para formar esta rede de atendimento, a intenção da Gerência de Saúde é vocacionar estas instituições. Juntos eles totalizam 600 leitos pelo Sistema Único de Saúde. “Os hospitais da região têm a capacidade de realizar atendimentos de média complexidade. Já os de alta complexidade precisam ser feitas pelo Hospital São José”, completou Lisiane.

Todos os presidentes declararam apoio ao plano

Segundo o presidente da Câmara de Criciúma, Ricardo Fabris, o encontro mostrou-se de grande valia, uma vez que busca propor soluções para a situação da saúde. “O Legislativo apoia e é parceiro de atitudes que visam o bem da população”, ressaltou.

O presidente do Legislativo fumacense, Ademar Bertan, reforçou a união como forma de solução para a crise na saúde. “Nós presidentes das Câmaras de Vereadores estamos à disposição e faremos tudo que estiver ao nosso alcance para ajudar”, falou.

Para o vereador Valdemir Carminatti, que representou a Câmara de Vereadores de Siderópolis, uma vez que o presidente Tiago Albônico cumpre agenda em Brasília, é de suma importância que todos estejam unidos em prol de uma questão tão significativa. “Precisamos fazer valer a força politica e defender o cidadão do sul catarinense”, salientou.

Para dar encaminhamento à questão, uma reunião deve ser agendada junto a direção do Hospital São José.

O objetivo dos encontros dos presidentes das Câmaras de Vereadores da região é unir forças em prol do Sul Catarinense. O grupo de presidentes legislativos é coordenado pelo presidente da Câmara de Vereadores de Forquilhinha, Rangel Loch. A função de vice-coordenador é exercida pelo presidente da Câmara de Nova Veneza, Eloir Minatto. 

Colaboração: Marciano Bortolin e Vanessa Nordio