Segurança

Preso por equívoco em Braço do Norte será indenizado

Foto: Divulgação

Um homem que já havia cumprido pena de prisão por pensão alimentícia, mas foi preso pela segunda vez, equivocadamente, deverá receber indenização do Estado por danos morais. Segundo o processo, o homem teria ficado com seu mandado em aberto no sistema. O Estado terá de desembolsar R$ 8 mil.

Segundo os autos, o cidadão transitava por rua de sua cidade, em Braço do Norte, quando foi parado em uma blitz realizada por policiais militares. Os agentes pediram seus documentos e constataram que havia um mandado de prisão pendente, razão pela qual o autor acabou algemado e levado à delegacia.

Ele ainda tentou explicar que se tratava de um equívoco porque já havia cumprido a pena de prisão por dívida de pensão alimentícia, porém, não obteve êxito. Relata que na delegacia permaneceu no corredor próximo à cela, enquanto os agentes públicos tentavam contato com o plantonista do Fórum. Posteriormente, um funcionário do Poder Judiciário reconheceu que o mandado de prisão não estava aberto e ele pode finalmente ser liberado.

Em recurso, o Estado alegou que o autor não foi preso, mas apenas conduzido à delegacia. Alegou, ainda, a inexistência de danos morais, mas apenas mero aborrecimento. O desembargador Francisco Oliveira Neto, relator, entendeu como omissiva a conduta do ente público, uma vez que a ocorrência do dano aconteceu por falta de atualização no sistema, o que era dever dos agentes públicos. A votação em favor da vítima foi unânime.

Com informações do Jornal Diário do Sul

Notícias Relacionadas

Mulher danifica viatura da PM e é presa próximo ao presídio Santa Augusta, em Criciúma

Caso ocorreu no bairro Santa Augusta, às 9h45 desta quarta-feira (7), durante uma operação conjunta da Prefeitura na região do trilho.

Mulher diz que cadela levou tiro, mas PM encontra sinais de maus-tratos em Siderópolis

Animal tinha ferida com larvas e estava em condições inadequadas de higiene e alojamento.

PM apreende mais de 2 mil comprimidos de ecstasy e prende três pessoas em Tubarão

Ocorrência também resultou na apreensão de maconha, cocaína e uma balança de precisão.

Trio é condenado por latrocínio em Criciúma; penas chegam a 30 anos de prisão

Vítima de 52 anos foi morta a facadas dentro de casa durante roubo no início deste ano, no bairro Santa Bárbara; condenados deverão cumprir inicialmente as penas em regime fechado.