Segurança

Presos aguardam vaga em presídio há 48 horas, em Sombrio

Detentos seguem na delegacia até que o Deap os busque.

Foto: Divulgação / Polícia Civil

Foto: Divulgação / Polícia Civil

Duas pessoas estão presas na Delegacia de Polícia de Sombrio há mais de 48 horas por falta de vagas no Presídio Regional de Araranguá. O delegado Luis Otávio Pohlmann explica que o presídio está interditado desde 2014 e, desde então, a justiça determinou que o recolhimento dos presos nas delegacias deveria ser feito em até 24 horas pelo Departamento de Administração Prisional – Deap.

“Entramos em contato com o Deap, mas não há informação sobre quando eles terão vaga para conseguir buscá-los. Até o momento, os presos estão recolhidos em uma cela da delegacia que não é apropriada para este tipo de prisão”, relata o delegado ao Portal Engeplus.

A cela onde estão os dois homens deve ser utilizada, em condições normais, apenas para a lavratura do procedimento policial. Em seguida, os presos são levados ao presídio. “Não temos comida disponível e, por isso, os familiares estão ajudando com essa parte. Nosso plantonista precisa fazer o trabalho de um agente penitenciário e ficar cuidando dos dois”, relata o delegado.

Na noite desta quinta-feira, o Deap emitiu nota oficial sobre o assunto. Confira na íntegra:

"O Departamento Estadual de Administração Prisional (Deap) busca sempre cumprir todas as determinações da Lei no que se refere a remoção de presos em delegacias.

No entanto, diante das interdições judiciais impostas  em  unidades prisionais do estado, o Deap tem dificuldade de atender todas as demandas com a devida agilidade.

Neste momento, a Gerência de Execuções Penais do Departamento já trabalha para solucionar o problema com a maior brevidade possível".