Saúde

Prevenção ao Suicídio é tema de capacitação para Agentes de Saúde de Lauro Müller

Profissionais se reuniram na tarde de terça-feira (10), dentro de rodada de palestras e capacitações organizadas pela Secretaria de Saúde.

Divulgação

O Governo de Lauro Müller, através da Secretaria de Saúde, realizou na tarde de terça-feira (10) capacitação de Agentes Comunitários de Saúde e Técnicos de Enfermagem das unidades de saúde do município. O tema foi “Prevenção ao Suicídio”, desenvolvido pela psiquiatra Simone Lespinasse Araújo, também em referência ao Setembro Amarelo. O encontro de profissionais aconteceu na sala de reuniões da Igreja Matriz.

O evento de terça faz parte de uma série de encontros com palestras e capacitações que a Secretaria de Saúde vem realizando durante o mês de setembro. A primeira atividade aconteceu no dia 4, abordando o tema “Saúde Mental: Desmame de benzodiazepínicos”, apresentado pelo médico psiquiatra Gustavo Feier. A próxima capacitação acontece nos dias 13 e 16, quando os profissionais da saúde serão reunidos para capacitação sobre “Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE)”, direcionado para as enfermeiras da Secretaria de Saúde. O evento acontece na sala de reuniões da Fundação Hospitalar Henrique Lage, com a Enfermeira Greice Lessa, das 8h às 17h (dia 13) e das 13 às 17h (dia 16).

Novas capacitações para profissionais da saúde estão agendadas para os dias 19 (das 8h às 17h) e 20 de setembro (das 13h às 17h), sobre “Protocolo de Enfermagem em Saúde da Mulher”, para as enfermeiras da Secretaria de Saúde. O encontro de capacitação acontece na sala de reuniões da Fundação Hospitalar Henrique Lage, com enfermeira Greice Lessa.

Segundo a Secretária de Saúde, Carla Zabotti Dias, durante o mês de setembro são intensificados os trabalhos para evitar casos de suicídio. “Este é o Setembro Amarelo, então, a Secretaria de Saúde pensou em realizar as capacitações para conscientizar a equipe de Agentes de Saúde e os Técnicos de Enfermagem para quando eles receberem um paciente com alguns sintomas de depressão eles saibam como atender esse paciente e para onde encaminhá-lo”, afirma Carla. Para a Secretária, a capacitação desta terça-feira foi proveitosa. “Serviu para que os profissionais da Saúde deem mais atenção à esses pacientes que estão sofrendo de alguma doença mental”, afirma.

Já para o Prefeito Valdir Fontanella, a qualificação dos profissionais garante a prestação dos serviços de saúde com mais qualidade e humanização. “Preparamos nossos agentes de saúdes, corpo de enfermagem e médicos para dar um atendimento humanizado para as pessoas. Isso só é possível com qualificação, que proporcionamos para todos eles”, afirma o prefeito.

Notícias Relacionadas

Voos de drones, para captar informações geográficas de Lauro Müller, começam na próxima semana

Trabalho de coleta de informações é parte do Projeto de Gestão Territorial desenvolvido pela Unesc para o município.

Balneário Godinho comemora aniversário com festa e abertura oficial do Verão 2018/2019

Empreendimento turístico localizado em Lauro Müller é visitado todo o ano por milhares de pessoas, em especial no verão. Grupo musical animará visitantes neste domingo (02) à beira da piscina.

Supressão vegetal, em bordo da SC-390 de Lauro Müller, finaliza derrubada de árvores maiores

Trabalhos de remoção das toras e galhos segue nesta quinta-feira (5). Interrupções no tráfego de veículos serão feitas somente se necessário.

Shows com Vigário Jack, Candieiro e Concurso de Terno de Reis marcam encerramento do Encantos de Natal em Lauro Müller

A abertura da programação aconteceu no dia 4 de dezembro, quando um grande desfile de Natal levou milhares de pessoas para a região central da cidade.