Saúde

Previne Brasil: Criciúma se mantém líder nos indicadores de desempenho da Atenção Primária em Saúde

Programa visa aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre a população

Divulgação

Criciúma mais uma vez foi destaque nos indicadores de desempenho do Programa Previne Brasil, principalmente no acompanhamento de pacientes com diabetes e de exames preventivos de colo de útero. Ambos apresentaram uma grande evolução em relação aos números do primeiro quadrimestre de 2021. Criciúma segue se destacando em comparação aos demais municípios catarinenses com mais de 100 mil habitantes, ficando à frente de municípios como São José, Chapecó e Palhoça.

Entre os indicadores, o município superou a meta que era de 50% para o acompanhamento de pacientes diabéticos, chegando aos 54%. Já no indicador de acompanhamento de preventivo, a meta era de 40%, e mesmo não alcançando o objetivo, houve uma evolução em relação ao primeiro quadrimestre. “Nossas metas para o esse indicador eram bem maiores que 27%, mas já evoluímos muito ao longo de um ano, mesmo em pandemia”, afirma o secretário de saúde Acélio Casagrande.

Nos primeiros meses de 2021, Criciúma atingiu a pontuação de 4,68. Já no segundo quadrimestre de 2021, evoluiu essa pontuação para 6,93, chegando a 7,91 no terceiro quadrimestre. “O Ministério da Saúde ainda está revendo alguns dados, e essa notas ainda podem sofrer alterações, mas a evolução dos resultados já demonstra o empenho das equipes em melhorar o acesso e os indicadores de saúde”, afirmou gerente de Inteligência e Informação em Saúde, Luara de Sousa.

Sobre o programa

O Programa Previne Brasil foi instituído em novembro de 2019 como o novo modelo de financiamento da Atenção Primária a Saúde, alterando a forma de repasse de transferência de recursos para os municípios com base em três critérios: capitação ponderada (repasse de acordo com a população cadastrada), pagamento por indicadores de desempenho (são sete indicadores ao todo) e incentivo para ações estratégicas (como Saúde na Hora e Programa Saúde na Escola).

Notícias Relacionadas

Caminhão cai em rio após ponte quebrar no interior de Orleans; veja vídeo

Acidente foi registrado na tarde desta terça-feira, dia 17, e as causas serão apuradas.

Neve cai pela segunda vez em Santa Catarina nesta terça-feira; veja vídeo

Fenômeno já havia sido registrado pela manhã. Condição favorável segue até madrugada de quinta-feira, segundo Epagri/Ciram.

Revista Legislativa

Projeto Gol do Brasil é lançado em Cocal do Sul

Lançamento ocorreu na última sexta-feira, dia 13.