Geral

Previsão adverte: pancadão pode se repetir

Segundo o climatologista Homero Haymussi, o fenômeno desta terça pode passar de novo pela região na quarta-feira.

Foto: Daniel Burigo / A Tribuna

Foi um susto. Conforme se previa – e a Epagri/Ciram vinha alertando – o tempo virou e com força na tarde desta terça-feira. As nuvens carregadas chegaram depois das 16h30min e o calor forte – a temperatura chegou a 35,5 graus às 15h31min em Criciúma – o temporal chegou com tudo. E isso pode se repetir amanhã.

“Pode acontecer sim. Hoje não. Hoje tem um núcleo forte se aproximando de Nova Veneza e outro núcleo forte entre os balneários Arroio do Silva e Rincão. E outro em Sombrio”, alerta o climatologista Homero Haymussi.

O calor forte foi a causa principal do pancadão. “O calor foi no estado inteiro. Fez 36,5 graus aqui na planície. O calor sempre inspira isso. E amanhã não será diferente. O calor vai ser mais intenso que hoje. Para quem gosta de calor, vai fazer perto de 40 graus”.

Haymussi destaca que há outro componente importante na previsão de possíveis e novas pancadas. “Há sim um outro componente interessante e preocupante, amanhã tem uma frente fria que está se deslocando do Rio Grande do Sul e provavelmente pegue carona na instabilidade do fim da tarde de amanhã”, observa.

Com informações do Portal 4oito

Notícias Relacionadas

Domingo de sol e temperaturas de até 38°C

Previsão indica que, o pico dessa onda de calor deverá ocorrer os dias 2 e 3 de janeiro, com a máxima na casa dos 40ºC.

Defesa Civil mantem alerta para riscos de alagamentos e deslizamentos

Residências de Imbituba registraram problemas. A principal recomendação de precaução é para que as pessoas evitem contato com a água em locais inundados.

Domingo será de sol em Santa Catarina

Domingo deve ser de sol e calor em todas as regiões de SC

Máximas podem chegar aos 33ºC no Oeste e Sul de Santa Catarina.