Economia

Previsão de aumento de até 50% nos preços das carnes

Os valores já sofreram acréscimo de mais de 30% e devem continuar no mesmo ritmo até o fim do ano

Os preços das carnes no varejo subiram mais de 30% neste ano e devem continuar na mesma linha até o próximo mês, quando devem atingir 50% de acréscimo. Esse é o efeito mais visível da crise de encarecimento da nutrição animal que assola as cadeias produtivas da avicultura, suinocultura e bovinocultura no Brasil.

O presidente do Sindicato das Indústrias da Carne e Derivados no Estado de Santa Catarina (Sindicarne), Clever Pirola Ávila, estima que, desde o início da crise dos grãos até o encerramento do ano, a proteína animal registrará aumento também na ordem de 50%. “Não se trata de lucro, mas de transferência de custos”, avalia.

A crise está instalada há oito meses e o quadro permanece inalterado. A disparada nos preços dos principais insumos (soja e milho) encareceu fortemente a produção de carnes de aves e suínos no Brasil e ameaça derrubar a competitividade do setor neste ano. Em face do forte encarecimento da soja nos mercados nacional e mundial, as previsões para 2013 são de redução da produção ou crescimento vegetativo, com inevitável aumento do preço da carne no mercado doméstico e para exportação.

O cenário de grãos com preços elevados persistirá até a próxima safra. “As commodities saltaram para um novo patamar de preços e, como existem contratos de aquisição firmados já para a próxima safra, é bastante provável que os preços continuarão altos”, prevê Ávila.

A crise

Há risco de muitos frigoríficos de pequeno e médio porte desaparecerem  em consequência dessa crise. Para evitar isso, o Sindicarne trabalha para a criação de um fundo de aval junto ao governo federal, visando facilitar o crédito para financiamento do capital de giro e minimizando o impacto nas empresas. Santa Catarina tem mais de 17 mil suinocultores e avicultores integrados às agroindústrias, com 105 mil pessoas empregadas diretamente e mais de 220 mil indiretamente.

Notisul