Clima

Previsão de temporal no fim de semana deixa orleanenses novamente apreensivos

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um aviso meteorológico alertando sobre a chegada de uma frente fria, que irá causar chuva forte e temporal em todas as regiões do estado durante o fim de semana, neste sábado e domingo, dias 27 e 28. Em Orleans, não será diferente. Com isso, os moradores do município, situados em áreas de risco, ficam novamente apreensivos.

O volume de chuva pode ser alto. Além disso, há risco de temporais com rajadas fortes de vento e granizo, principalmente no sábado e na madrugada de domingo, à medida que a frente fria avança pelo estado. No domingo, o calor diminui devido à cobertura de nuvens e vento sul.

O alerta é reforçado pelo climatologista Ronaldo Coutinho. “Com a frente fria, poderemos ter uma chuva mais volumosa, trovoada, risco de granizo. Uma mudança bem acentuada, principalmente no registro de chuva, no sábado à tarde. No domingo, continua com o tempo fechado, com chuva e volume bem significativo. A temperatura despenca no domingo”, afirmou.

O aviso é, principalmente, para as famílias que possuem casas em área de risco. "Quem mora em área de risco deve avisar os órgãos públicos porque um volume de chuva bem acentuado deve acontecer. Todo cuidado vai ser pouco", reforçou.

Recomendações da Defesa Civil de SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo – proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro é o melhor local durante uma tempestade.

Alagamentos evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas. Cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.