Clima

Previsão para junho em Santa Catarina: menos chuva e temperaturas acima da média

A previsão indica não apenas menos chuva, mas também temperaturas acima do normal para o mês de junho

Foto: Wagner Urbano, São Joaquim

O mês de junho em Santa Catarina deverá ser marcado por temperaturas superiores à média habitual e uma quantidade de chuvas abaixo do esperado, especialmente na região Oeste do Estado. Essa previsão é fornecida pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

De acordo com a Epagri/Ciram, as precipitações deverão variar entre 110 a 170 milímetros nas regiões Oeste e Meio Oeste, enquanto do Planalto ao Litoral os valores esperados ficam entre 70 a 130 milímetros.

Além disso, nos próximos meses, há uma tendência de ocorrência de ciclones extratropicais, que se formam mais próximos ao litoral. Estes eventos representam um perigo para a navegação, com ventos intensos e mar agitado, frequentemente resultando em ressacas.

A previsão indica não apenas menos chuva, mas também temperaturas acima do normal para o mês de junho. Contudo, isso não significa calor excessivo, pois o inverno, que começa oficialmente no dia 21 de junho, ainda deve apresentar o frio típico da estação.

Mapas do Inmet sugerem que grande parte de Santa Catarina poderá ter temperaturas de 0,5°C a 1°C acima da média dos últimos anos. Mesmo assim, as temperaturas deverão permanecer abaixo dos 20ºC, chegando a menos de 14ºC em áreas mais elevadas.

A temperatura da superfície do mar atinge a neutralidade, indicando o fim do fenômeno El Niño conforme a previsão para maio. Durante o inverno, espera-se a formação do fenômeno La Niña.

Formação de La Niña em 2024

A formação do La Niña é aguardada para julho deste ano. Este fenômeno ocorre quando as águas do Oceano Pacífico começam a esfriar, ao contrário do El Niño, que é caracterizado pelo aquecimento das águas superficiais. O La Niña traz consigo uma maior possibilidade de estiagens e temperaturas mais frias no Sul do Brasil. Seus efeitos devem começar a ser sentidos no final do inverno e início da primavera.

Notícias Relacionadas

Governo de SC autoriza a concessão de uso e exploração do Mirante da Serra do Rio do Rastro

O governador Jorginho Mello destacou a importância do projeto para o desenvolvimento econômico e turístico da região.

Colégio Satc promove espaço de orientação com projeto ‘Conexão Família’

Proposta envolve encontros com temáticas que impactam no desenvolvimento educacional dos alunos

ACIO promoverá capacitação sobre como solucionar conflitos, em Orleans

O treinamento será ministrado pela especialista Paola Oliveira, nos dias 24 e 25 de junho.

Homem é preso com drogas dentro de casa em Orleans

Ele foi encaminhado ao Presídio Santa Augusta