Trânsito

PRF flagra 150 veículos em excesso de velocidade no Sul da BR-101

Fiscalização foi realizada em Araranguá e Sombrio

Foto:Divulgação

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou 150 veículos trafegando acima do limite de velocidade na BR-101, no Sul de Santa Catarina. A fiscalização foi realizada na região de Araranguá e Sombrio na terça (4) e quarta-feira (5).

Conforme a PRF, a velocidade máxima permitida no trecho é de 110 km/h para veículos leves e 90 km/h para veículos pesados. Um dos veículos flagrados chegou a quase 160 km/h. Já um caminhão foi flagrado a 125 km/h.

— Devido à inércia, veículos de carga levam mais tempo e espaço para conseguir parar e causam acidentes com consequências mais graves devido ao peso e tamanho do veículo — explica a PRF em nota.

Penalidades

Além do risco de acidentes, o excesso de velocidade resulta em penalizações aos motoristas, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro. Se o condutor trafegar até 20% acima da velocidade permitida, configura-se infração média e gera a perda de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Caso esteja entre 20% e 50%, considera-se infração grave com perda de cinco pontos. Acima de 50%, a infração é gravíssima e o motorista recebe suspensão do direito de dirigir. Em todas as situações, o condutor é penalizado com multa que varia de R$ 130,16 a R$ 880,41.

Com informações do NSC Total

Notícias Relacionadas

SC em alerta: semana deve começar com chuva intensa e volumosa no Estado

São esperados volumes entre 100 a 130 mm no Oeste Catarinense, mas pode ultrapassar a marca de 150 mm de chuva em algumas localidades do Estado. Instabilidade deve permanecer ao longo da semana

Mulher é morta a facadas pelo namorado após discussão por ciúmes em Criciúma

Namorado confessou ter usado uma faca de cozinha para matar a vítima em Criciúma

Tigre entra em campo pressionado neste domingo

Pescadores capturam mais de 780 mil tainhas na modalidade arrasto de praia