Trânsito

PRF flagra 150 veículos em excesso de velocidade no Sul da BR-101

Fiscalização foi realizada em Araranguá e Sombrio

Foto:Divulgação

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou 150 veículos trafegando acima do limite de velocidade na BR-101, no Sul de Santa Catarina. A fiscalização foi realizada na região de Araranguá e Sombrio na terça (4) e quarta-feira (5).

Conforme a PRF, a velocidade máxima permitida no trecho é de 110 km/h para veículos leves e 90 km/h para veículos pesados. Um dos veículos flagrados chegou a quase 160 km/h. Já um caminhão foi flagrado a 125 km/h.

— Devido à inércia, veículos de carga levam mais tempo e espaço para conseguir parar e causam acidentes com consequências mais graves devido ao peso e tamanho do veículo — explica a PRF em nota.

Penalidades

Além do risco de acidentes, o excesso de velocidade resulta em penalizações aos motoristas, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro. Se o condutor trafegar até 20% acima da velocidade permitida, configura-se infração média e gera a perda de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Caso esteja entre 20% e 50%, considera-se infração grave com perda de cinco pontos. Acima de 50%, a infração é gravíssima e o motorista recebe suspensão do direito de dirigir. Em todas as situações, o condutor é penalizado com multa que varia de R$ 130,16 a R$ 880,41.

Com informações do NSC Total

Notícias Relacionadas

Caminhão carregado cai no rio após ponte desabar em SC

As equipes já estão empenhadas na reconstrução da ponte

Sem Arthur Caike, Criciúma terá a volta de dois titulares contra o Juventude

PRF usará drones para fiscalizar BR-101 e Via Expressa em SC

Além dos drones, a PRF planeja utilizar câmeras fixas para o videomonitoramento

Carros, relógios de luxo e dinheiro são apreendidos em investigação sobre esquema de compra de veículos em SC

A operação, denominada "Hot Wheels", foi realizada nesta quinta-feira (25) e contou com a participação de 30 policiais