Geral

Primavera de cores e caminhadas para os idosos

Foto: Jussi Moraes

Foto: Jussi Moraes

A primavera chegou com atividades diferenciadas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para a Pessoa Idosa. Nesta semana ocorreu a oficina de arteterapia na Praça do Congresso e na próxima semana, dia 7, haverá a 1ª Caminhada da Primavera, no Parque das Nações Cincinato Naspolini. A caminhada está programada para iniciar às 8 horas.

O encontro da Primavera na Praça do Congresso foi realizado com os participantes da oficina Interna de Arteterapia, a qual é realizada no Centro de Convivência da Terceira Idade. A atividade foi conduzida pela arte terapeuta, Giovanna Moraes de Souza. A oficina teve como tema "As primaveras das nossas vidas", que está relacionada aos melhores, bons e marcantes momentos ou conquistas do idoso como: infância, casamento, filhos, netos, a compra da casa ou reforma da mesma, uma viagem, um presente, entre outros. “A criação ou a arte em si ficou para os idosos desenvolverem de forma livre”, destacou.

A oficina teve quatro etapas. A primeira foi em casa – a criação da arte (desenho) rascunho; a segunda no espaço arte terapêutico no Centro do Idoso – o repasse do rascunho para a tela; a terceira na Praça do Congresso – fazendo uma intervenção com a natureza e o urbano, onde foi montado um ateliê de pintura ao ar livre; e a quarta novamente no Centro do Idoso, ao ar livre, onde também será montado um ateliê para finalizar a oficina. “O objetivo é proporcionar maior fluidez das emoções e sentimentos, ou melhor, pintar as emoções e colorir a vida e a alma”, salientou Giovanna.

Conforme a gerente do serviço, Jadna Mendes, a expectativa agora é para a caminhada da Primavera. “Queremos que todos os idosos participem deste momento. Além de ser um cuidado com a saúde, é um momento de integração”, convidou.

Colaboração: Jussi Moraes