Geral

Primeira aparição de baleias-francas da temporada é registrada no litoral sul

Temporada de avistamento da espécie acontece entre julho e novembro

Primeira aparição de baleias-francas na costa de Santa Catarina — Foto: Projeto ProFRANCA/Divulgação

As baleias-francas começaram a ser avistadas no litoral sul de Santa Catarina antecipando as aparições da temporada, que acontece entre julho e novembro. As primeiras imagens registradas das espécies, que se aproximam da costa para o ciclo reprodutivo, foram divulgadas pelo Projeto ProFranca.

Os registros foram feitos nos últimos dias sul catarinense: em Laguna e Imbituba.

“Estamos felizes porque, ao que indica, o trabalho de preservação e conscientização quanto aos avistamentos e contatos junto aos órgãos responsáveis têm dado ótimos resultados”, comentou Karina Groch, bióloga e diretora do ProFranca.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Para o projeto, apesar da expectativa de aparições, a temporada vai começar com incertezas, segundo pesquisadores que monitoram a chegada dos mamíferos marinhos a Santa Catarina.

Segundo o gerente de pesquisa do ProFranca, Eduardo Renault, o ciclo reprodutivo dos animais sofreu alterações nos últimos anos. “Isso faz com que a gente não consiga prever como vai ser esta temporada”, disse.

A suspeita, segundo Karina Groch, é de que a mudança esteja ligada diretamente com a baixa na oferta de alimentos.

Ela explica que o intervalo normal de reprodução dos animais é de uma vez a cada três anos. No primeiro inverno do ciclo, as baleias acasalam, mas não necessariamente se deslocam até as águas mais quentes.

Visitas a SC

De acordo com o ProFranca, 228 baleias foram encontradas em Santa Catarina em 2022, número mais alto em cinco anos.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

Nos anos anteriores, a quantidade de registros foi menor. Em 2021, por exemplo, 120 baleias foram encontradas no estado. Um ano antes, os pesquisadores da ProFranca encontraram 42 animais. Em 2019 passaram 53 mamíferos da espécie. Já em 2018, quando houve o maior registro desde a década de 1980, 273 animais foram identificados.

Via G1SC