Geral

Primeira captação do ano de múltiplos órgãos, acontece no HSJosé

A primeira semana de 2020, começou com uma captação e múltiplos órgãos no Hospital São José.

Divulgação

O doador foi um homem de 58 anos, vítima de um Acidente Vascular Encefálico-AVC.

Os familiares conscientes da importância quanto a doação de órgãos, autorizaram a captação. Foi possível realizar a captação para doação de rins, fígado e globos oculares.

Segundo a enfermeira da Comissão Hospitalar para Transplante (CHT) do Hospital São José, Jaqueline Martins, a parte mais difícil de todo o processo é a abordagem familiar.

“O paciente deu entrada ao hospital e foi atendido imediatamente pela equipe especializada no atendimento para AVC, que segue um protocolo extremamente rápido para estre tipo de atendimento e avalia inúmeros critérios. Além de realizar todos os exames necessários para constatação ou não da morte encefálica.

Apesar de todo o esforço das equipes médicas, devido a lesão cerebral ser extensa, o paciente acabou não resistindo. Um dos momentos mais difíceis a partir de então, é quando precisamos falar com a família. Esta abordagem é muito difícil para gente. Em meio a dor e sofrimento da família, precisamos conversar sobre a doação dos órgãos. Mas na grande maioria das vezes as pessoas compreendem e querem ajudar o próximo”, relata Jaqueline.

De acordo com os integrantes da CHT, quando a família autoriza a doação de órgãos é possível salvar várias outras pessoas. “O sim da família, permite que outras pessoas sobrevivam. Isso é um ato de nobreza”, destaca a enfermeira.

A captação de órgãos

A captação consiste em realizar um procedimento cirúrgico regulamentado por lei, onde é possível realizar o procedimento de captação de um ou mais órgãos; ou tecido. O órgão que não pode mais realizar sua função normal (doente); é substituído por outro saudável. O órgão substituído, tem por objetivo, melhorar a qualidade de vida do receptor. Para isso, é preciso que haja doadores.

Em 2019 havia 537 pessoas em Santa Catarina na fila de espera segundo dados da Secretaria do Estado de Saúde.

Rim – 386
Córnea – 56
Medula óssea – 58
Fígado – 24
Rim/pâncreas – 08
Coração – 04
Pâncreas – 01

Colaboração: Comunicação HSJosé

Notícias Relacionadas

Após realização do primeiro transplante renal do Sul do Estado, paciente tem alta do Hospital São José

Iasmin de Aguiar Possidonio, de 19 anos, teve alta na manhã desta terça-feira, dia 14 de janeiro

Governo do Estado investe R$ 4,5 milhões em projetos para captação, armazenagem e uso da água no meio rural

Os períodos de estiagem não são raros em Santa Catarina e desde junho de 2019 os produtores rurais sofrem com os impactos da seca.

Mais uma captação de múltiplos órgãos acontece no Hospital São José

Foram captados rins e fígado da paciente.

HSJosé realiza ações de atendimento à comunidade na próxima semana

A ação irá acontecer no distrito de Rio Maina em Criciúma