Geral

Primeira estação de monitoramento do Rio Tubarão começa a ser instalada

Equipamento medirá a quantidade de chuva e o nível do Rio Tubarão

Foto: Amanda Menger/PMT

Foto: Amanda Menger/PMT

A instalação de uma das estações hidrometeorológica para monitorar o Rio Tubarão deve ocorrer em breve. Nessa quarta-feira (3), a equipe da secretaria de Proteção e Defesa Civil começou a preparar a ponte Orlando Francalacci para receber os equipamentos.

Até sexta-feira serão instaladas as braçadeiras que permitirão a colocação dos condutores para que seja puxada a fiação elétrica. Com este trabalho finalizado, os técnicos do Ciram/Epagri poderão vir a Tubarão para instalar a estação e também o sensor.

Este equipamento medirá a quantidade de chuva e o nível do rio. Um sensor de radar ficará na ponte Orlando Francallaci e este também fará medições de nível. Quando a estação entrar em funcionamento, os dados serão transmitidos para a Agência Nacional de Águas (ANA) em Brasília, e depois serão disponibilizados para outros órgãos, entre eles, a secretaria de Proteção e Defesa Civil. Este equipamento foi doado pela ANA.

A agência de águas doou ainda outra estação hidrometeorológica para Tubarão, que será instalada no Rio do Pouso. Uma terceira estação será adquirida pela prefeitura. Esta será completa e ficará no Campestre. Os recursos para esta estação, R$ 49 mil, foram doados pela Fundação Alcoa. A compra está em fase de licitação.