Turismo

Primeira etapa do Parque Municipal da Pedra do Frade foi concluída

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Uma enigmática pedra ao norte do município sempre atiçou a curiosidade dos moradores e turistas. A incógnita, de como o rochedo ficou inclinado há milhares de anos, deverá ganhar mais um capítulo com a sugestão de tornar o mistério no tema para o Parque Municipal da Pedra do Frade. Localizado oito quilômetros do centro de Laguna. 

O projeto foi protocolado na Caixa Econômica Federal em novembro, referente a primeira etapa: Pórtico de Acesso; Dois Mirantes, Passarela de acesso à Pedra do Frade, mobiliários e o cabeamento subterrâneo. 

O arquiteto Victor Fagundes está trabalhando no projeto, desenvolvido para a conclusão do curso na Udesc. Foi contratado pela Secretaria de Planejamento para aperfeiçoar a ideia e potencializar uns dos pontos turísticos da cidade. “Quando conheci o local me apaixonei. Tem uma beleza incrível, além da contemplação do litoral”, explica. 

O prefeito Everaldo dos Santos acredita que o parque irá potencializar ainda mais o turismo no município. Uma comitiva já esteve em Brasília apresentando o projeto para o ministro do Turismo, Vinícius Lage, na tratativa de conseguir recursos para a finalização do parque. 

O parque a ser implantado é uma intervenção de baixo impacto, garantindo a preservação dos recursos naturais. Os atrativos são os elementos construídos que adequarão a mobilidade do sítio com espaços e edifícios projetados para receber pessoas e contemplar a paisagem existente. 

A expectativa agora é a aprovação do projeto através da Caixa Econômica para o início da licitação da primeira etapa da obra. 

A inquietação acerca da sua formação

A Pedra do Frade recebeu esse nome devido à semelhança com o rosto de um padre franciscano. Com nove metros de altura e cinco de diâmetro, a pedra está apoiada sobre três pontos em um costão rochoso de inclinação de aproximadamente 45º com outra pedra sobre ela, com tamanho reduzido. Esta conformação aparenta desafiar a lei da gravidade e são inúmeros os mitos sobre a formação desta rocha.

Os estudiosos relatam duas histórias sobre o monumento: a primeira diz que a pedra foi colocada estrategicamente pelos índios pré-históricos que habitavam a região, há mais de três mil anos. A outra aponta a Pedra do Frade como o marco inicial do Tratado de Tordesilhas. Existe também a crença que a pedra é obra de seres extraterrestres e quem a abraça consegue sentir uma energia fora do normal. O historiador Carlos Marega acredita que a Pedra do Frade está sobre um ponto de distúrbio magnético terrestre, assim como, ocorre no Triângulo das Bermudas. 

Alguns ditos populares também são conhecidos como a presença de ouro dentro da pedra e também a saída de feixes luminosos à noite. O fato é, assim como em pedras enigmáticas como Stonehenge, no Reino Unido e a Cama de Anchieta, Itanhaém, São Paulo, o grande atrativo do elemento é a inquietação sobre sua formação. 

Devido a localização do morro da pedra do Frade, é possível ter uma visualização 360º do entorno. A proximidade com o mar chama para uma contemplação. Do alto do morro é possível observar as baleias Franca, que chegam bem próximas do costão rochoso de julho até novembro. As pedras que adentram ao mar são muito utilizadas para prática da pesca. Clique aqui para conhecer todo o projeto.