Geral

Primeira reunião do Conselho da Cidade neste ano encaminha uma série de ações

Prefeito Fabrício Kusmin Alves acompanhou a reunião do início até o fim

O Conselho da Cidade de Lauro Müller realizou na noite desta quinta-feira (25), às 19h30min, no auditório da Prefeitura Municipal, a sua primeira reunião de 2013. A pouca participação dos conselheiros continua sendo observada nas reuniões. Dos 63 membros efetivos, pouco mais da metade, 38 compareceu a reunião desta quinta. O número foi suficiente para dar quorum para que a reunião acontecesse. Pelo Estatuo é necessária a presença de metade mais um membro.

O prefeito da cidade, Fabrício Kusmin Alves, participou durante toda reunião e na abertura falou da importância de não se permitir que as reuniões comecem a esvaziar, pois assim quem acaba perdendo é o município. “Cada membro do conselho tem um papel importante, pois sozinho o prefeito não vai chegar a lugar algum. Precisamos que todos assumam a sua responsabilidade para conseguirmos mudar o que é preciso”, disse o chefe do executivo.

Fabrício falou aos presentes sobre a sua preocupação com o movimento econômico do município que vem caindo significativamente nos últimos tempos. Alertou que isso está afetando o crescimento da cidade, que está bem abaixo da média de outros municípios da região do mesmo porte de Lauro Müller.

O prefeito anunciou que uma de suas ações para trabalhar o crescimento do município será colocada em prática a partir da próxima semana, quando pretende criar o Conselho de Desenvolvimento de Lauro Müller. O órgão será responsável por discutir e implantar políticas públicas de desenvolvimento para o município.

Sobre o trabalho do Conselho da Cidade, o prefeito apenas alertou para que as decisões sejam globalizadas e não para atender há interesses de grupos da sociedade.

O presidente Paulo Cesar Freiberger, informou que foram excluídos do conselho, 27 membros, alguns por faltas e outros por terem deixado de fazer parte de entidades. Só do Executivo foram substituídos dez membros. “É importante que os membros do conselho fiquem atentos, pois com três faltas consecutivas ou cinco intercaladas eles são excluídos”, lembra.

Entre os assuntos debatidos na pauta da reunião estavam a solicitação de alteração do uso do solo em uma área do bairro Arizona, de industrial para residencial ou mista; parecer do conselho sobre reforma e ampliação da escola estadual Walter Holthausen, que segundo foi informado está para receber investimentos na ordem de R$ 1 milhão; situação dos pareceres dos comitês técnicos instalados em 2012 para discutir questões pontuais sobre o Plano Diretor; e quais ações serão adotadas para garantir acessibilidade de pessoas portadoras de deficiências aos espaços públicos e privados do município.

Sobre a questão da acessibilidade, foi criado um Comitê Técnico que será responsável por discutir a atualização dos códigos de Obras e Edificações e de Postura, bem como a Regulamentação de Instrumentos Urbanísticos.

As próximas reuniões do Conselho da Cidade em  2013 serão realizadas conforme calendário abaixo:
18 DE JUNHO
13 DE AGOSTO
08 DE OUTUBRO
26 DE NOVEMBRO