Trânsito

Primeira viga da nova ponte do Rio Tubarão é concretada

Estrutura em construção no km 337,03, da BR-101 Sul, será a ligação de pistas que substituirá antiga passagem, demolida em novembro passado

Foto: Divulgação / Comunicação DNIT/SC

Foto: Divulgação / Comunicação DNIT/SC

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT- SC, por intermédio do consórcio Engedal-Cima – EnCi, agiliza os trabalhos de construção da ponte sobre o Rio Tubarão. Mesmo com chuvas, obra avança em terra, com elevação dos pilares e travessas.

No leito, a correnteza criada pelas chuvas de ontem interromperam o estaqueamento do trecho em água. Um bloco foi finalizado, mas restam outros dois para início da construção de pilares dentro do rio.

Já na margem direita – Sul os trabalhos avançam em ritmo acelerado. Na sexta-feira passada, o consórcio concretou a primeira viga para lançamento e fixação nas travessas. As vigas darão sustentação à plataforma da rodovia, onde será instalada a pista de sentido Sul-Norte.

Agora, os trabalhos vão se concentrar para a concretagem da segunda viga. Desde o final do mês de fevereiro, o consórcio prepara a ferragem estrutural para dar suporte às vigas, deixando prontas três amarrações.

Ao todo, serão produzidas e instaladas 36 vigas, que abrigarão a futura pista de sentido Sul-Norte da rodovia federal. Os tamanhos das unidades variam de 34,70 metros, comprimento dos três vãos no leito do rio, a 37,50 metros de comprimento, nos seis vãos em terra, todas com 1,80 metros de altura. O peso das estruturas chega a 40 toneladas, cada. Todas as estruturas estão sendo montadas em estaleiro construído na frente de obras, no bairro Fábio Silva, em Tubarão.

O consórcio das empresas Engedal Construtora de Obras Ltda. e Cima Engenharia e Empreendimentos é responsável pela construção da ponte, no traçado antigo da BR-101 Sul, sobre o Rio Tubarão. A estrutura está localizada no município catarinense de Tubarão, entre os bairros Morrotes e Fábio Silva.

A estrutura antiga foi removida no mês de novembro passado para abrir espaço ao canteiro de obras e construção da nova estrutura. Quando finalizada, a ponte terá 340,8 metros de comprimento por 12,1 metros de largura, com duas faixas de rolagem, acostamento e guarda rodas (proteções laterais de concreto). A ponte vai receber somente o fluxo de veículos no sentido Sul-Norte.

Colaboração: Comunicação DNIT/SC