Geral

Primeiro caso de sarampo da Amurel é registrado em Imbituba

Ainda de acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Imbituba, o homem atendido pela Secretaria Municipal de Saúde tem 22 anos e está curado.

Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA), por meio da Vigilância Epidemiológica, confirmou um caso de Sarampo em Imbituba, que é considerado o primeiro registro na região AMUREL em 2019. Segundo a coordenadora do órgão municipal, Susana Campos Souto, o caso foi importado do estado do Paraná.

“O paciente já estava sendo monitorado como suspeito da doença e, durante o período de espera do resultado, todas as medidas de prevenção foram tomadas. O paciente passou pelo isolamento e todos os amigos, parentes e vizinhos próximos foram vacinados”, informou Susana Souto.

Ainda de acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Imbituba, o homem atendido pela Secretaria Municipal de Saúde tem 22 anos e está curado. Inclusive, não há possibilidade de transmissão da doença.

Dados importantes:

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito. O vírus se espalha facilmente pelo ar através da respiração, tosse ou espirro. Uma pessoa com sarampo pode transmitir a doença para, até, 18 pessoas que nunca foram expostas ao vírus ou que não tenham sido vacinadas.

Os principais sintomas do sarampo são: febre, tosse, coriza, aparecimento de manchas vermelhas no corpo e olhos avermelhados. Caso a pessoa apresentante sinais e sintomas do sarampo, o serviço de saúde dos municípios deve ser procurado imediatamente, para que seja feito o diagnóstico e o tratamento adequado.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Imbituba

Notícias Relacionadas

Mais de 5,7 mil crianças comparecem na 1ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo em Criciúma

Número superou a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde. Segunda etapa inicia dia 18 de novembro, com foco em adultos de 20 a 29 anos

Projeto Ver retorna ao Sul do Estado com 990 cirurgias de catarata

Nesta quarta-feira (14), iniciam as cirurgias de catarata para 207 pacientes da Amrec, em Nova Veneza, e da Amurel, em Braço do Norte.

Momento preocupante nas regiões da Amrec e da Amurel por causa da forte chuva

Defesa Civil, Bombeiros e Polícia Militar atuam no socorro em várias cidades da região

Defesa Civil emite alertas para hoje e amanhã