Saúde

Primeiro foco do mosquito da dengue é identificado em Morro da Fumaça

Foto: Divulgação/PMMF

A Vigilância Sanitária de Morro da Fumaça confirmou nesta quinta-feira, 30, que foi encontrado no município o primeiro foco de mosquito Aedes aegypti em 2023. O inseto é o transmissor da dengue, da chikungunya, da zika e da febre amarela urbana. A larva foi identificada na última segunda-feira, 27, e enviada para análise no laboratório da 20ª Gerência Regional de Saúde, que fez a identificação.

De acordo com a agente de endemias da Vigilância Sanitária de Morro da Fumaça, Rute Laurentino Martinez, que fez a coleta da larva, esse processo é cotidiano. “Em toda a cidade, temos 77 armadilhas do mosquito da dengue, onde semanalmente visito para vistoriar. Além disso, temos mais 16 pontos estratégicos que percorro quinzenalmente. Sempre que é encontrado uma larva, é recolhida e mandada para análise. Na segunda-feira encontrei três larvas, onde uma foi identificada como sendo do Aedes aegypti”, relata.

A larva foi encontrada em uma armadilha montada nas proximidades da Rodovia Tranquilo Sartor, no bairro Maccari. “Iremos montar uma força-tarefa para vistoriar toda a região, em um raio de 300 metros de diâmetro do local identificado. A agente de endemias, junto com as agentes comunitárias de saúde, visitarão as residências para orientação e averiguação dos locais, bem como terrenos baldios e estabelecimentos”, explica a coordenadora da Vigilância Sanitária, Patrícia Satiro Zanette.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

A ação será realizada nesta sexta-feira, 31, das 8h às 17h, e no sábado, dia 1º de abril, das 8h às 12h. “Os profissionais estarão identificados com jaleco e crachá do Município. Pedimos à população para que atendam os agentes e sigam as orientações repassadas. Se alguém sentir algum sintoma da dengue, procure imediatamente a Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu bairro”, comenta a secretária do Sistema de Saúde e do Desenvolvimento Social, Marijane Felippe.

Sintomas

De acordo com o Ministério da Saúde, a primeira manifestação da dengue é a febre alta, de início abrupto, que geralmente dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele. Também podem acontecer erupções e coceiras na pele, entretanto, a infecção pode ser assintomática.

Notícias Relacionadas

Administração Municipal publica calendário de expediente de Morro da Fumaça

Confecção da carteirinha de ônibus inicia na próxima semana em Morro da Fumaça

Período de matrícula para curso de Informática Básica abre na próxima segunda-feira em Morro da Fumaça

Farmácia Distrital é implantada em Morro da Fumaça