Esporte

Principais skatistas da modalidade Park projetam etapa de Criciúma em papo com a imprensa

Coletiva reuniu seis dos grandes nomes do skate nacional. Competição já começa nesta sexta com as eliminatórias

Divulgação

A modalidade Park do skate brasileiro já movimenta Criciúma (SC), e as eliminatórias, tanto no feminino quanto no masculino, entram em cena nesta sexta-feira (21/01), pela primeira etapa do STU National. Antes de buscarem as vagas nas semifinais de sábado (22/01), porém, seis dos principais skatistas do circuito bateram um papo com a imprensa nesta manhã, como um aquecimento para a competição no bowl do Parque Municipal Prefeito Altair Guidi.

Recepcionados pelo prefeito Clésio Salvaro e pelo presidente da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma, Neto Uggioni, cinco skatistas que representaram o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio: Luiz Francisco, Pedro Quintas, Dora Varella, Yndiara Asp e Isadora Pacheco – além de André Mariano, campeão do Oi STU Open Rio, realizado em dezembro. Confira o que eles falaram sobre a etapa e o que projetaram para a temporada.

Luiz Francisco

“Eu venho do Street, mas há uns cinco anos andava só no Park. No fim do ano, voltei a competir no Street e foi muito legal a forma como fui abraçado pela galera. Todos eles têm me ensinado muito. É uma nova experiência pra mim. E o ano de 2021 foi muito difícil para todos nós, por conta da pandemia. Apesar disso, realizamos muitos sonhos também, como a disputa das Olimpíadas. E olha que até pensei em abandonar tudo depois do resultado, mas fui convencido por muitas pessoas a continuar, como o Bob Burnquist, o Mineirinho, o Velho, o Dudu… Tantos ídolos e caras importantes do skate, não podia fazer isso. Skate é vida, é diversão, e estamos aqui pra fazer o nosso melhor.”

Pedro Quintas

“A pista de Criciúma é muito irada, todos estão muito satisfeitos com o que a Prefeitura fez aqui. E podemos ver a evolução de todos nesse bowl. Mais uma vez, a cidade consegue trazer e reunir os melhores skatistas do mundo para uma etapa do STU. A gente curte muito estar aqui, apesar desse sol forte na cabeça o tempo todo, o que até faz lembrar os Jogos de Tóquio, onde também estava uns 45 graus. Mas todos que estão aqui têm totais condições de chegar à final. Digamos que teremos que nos coçar pra buscar o nosso melhor.”

André Mariano

“É sempre muito bom estar nessas etapas competindo com os amigos e com meu irmão (Luiz Francisco), claro. Andamos juntos desde muito pequenos, apesar de já ter pensado em parar quando era mais novo, porque não conseguia acompanhar ele e andar como ele (Minhoca, como é conhecido, é três anos mais novo que Luizinho). Mas era coisa de criança e, graças a Deus, hoje tenho um bom nível e consigo andar entre os melhores. Que a gente possa fazer boas voltas e uma boa competição aqui em Criciúma.”

Dora Varella

“Nossa estratégia aqui? Sempre dar o melhor. Skate é isso. Andar, se divertir e ver todo mundo feliz. Costumo dizer que o skate é o esporte individual mais coletivo que tem. Não torcemos contra os outros, muito pelo contrário. Aqui, cada um busca fazer o seu melhor e torce para que os demais corram bem também. No fim, a melhor volta, a melhor nota, é o que vai contar. Tive a oportunidade de vencer aqui em Criciúma no ano passado e vamos ver como será desta vez. O certo é que todos estão muito a fim e o público poderá acompanhar uma competição de alto nível.”

Yndiara Asp

“A gente já vem competindo há muito tempo e conhece bem cada pista. Mas ainda estou me familiarizando com o bowl de Criciúma, porque, no ano passado, estava machucada e não pude competir aqui. Pelos treinos, já deu pra perceber que a estrutura é muito boa, a pista é muito rápida e, agora, temos que traçar a melhor linha para desempenhar um bom papel na competição. É sempre muito bom estar com as meninas e os meninos, formamos uma grande família, e só queremos mostrar o que o skate tem de melhor. Muito bom acompanhar o crescimento do nosso esporte nos últimos anos. Que venham mais coisas boas.”

Isadora Pacheco

“Acho que o que mais evoluiu no skate de uns anos pra cá foi o ritmo de treinos e a fisioterapia. Os skatistas cresceram muito quando passaram a levar tudo isso mais a sério. Está tudo cada vez mais profissional e estamos crescendo juntos. E podemos ver aqui mesmo em Criciúma que não tem ninguém andando mais ou menos, o nível está muito alto. Temos que nos esforçar ao máximo para conseguir uma boa classificação. E quem ganha com isso é o skate.”

Clésio Salvaro (prefeito de Criciúma)

“Os criciumenses, definitivamente, acolheram os skatistas. Estamos muito felizes de receber essas feras do skate e esperamos que venham para cá outras vezes. Temos uma pista de nível internacional e que agora está sendo usada por atletas olímpicos, o que muito nos orgulha.”

Neto Uggioni (presidente da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma)

“Estamos felizes por Criciúma ser o centro do skate brasileiro por mais um fim de semana. Essa ação é muito importante para que nossas crianças tenham a oportunidade de ver de perto grandes nomes da modalidade e se inspirar com isso.”

A competição terá transmissão ao vivo no Tik Tok (nesta sexta, no sábado e só a final feminina no domingo) e no SporTV 2 (no sábado a partir das 13h e a final feminina no domingo), com a final masculina exclusiva na programação oficial do Verão Espetacular da TV Globo, domingo, das 10h às 11h, com patrocínio do Dorflex. O público que quiser acompanhar de perto poderá solicitar seu ingresso gratuito na plataforma Sympla – confira a divulgação nas redes sociais.

Lembrando que a etapa de Criciúma do STU National, que abre o circuito brasileiro 2022 de Skate e vale pontuação máxima no ranking nacional, é apresentada pelo Banco BV, tem patrocínio da Monster Energy e parceria da New Era. A idealização e realização são da Rio de Negócios.

Notícias Relacionadas

Ação conjunta entre SC e DF prende 12 suspeitos de crimes de estelionato por leilões virtuais

Operação "Falcon" teve início ainda em outubro de 2021, e mobiliza 78 policiais de ambos os Estados para o cumprimento buscas, apreensões e prisões temporárias

Nova frente fria pode causar pancadas de chuva nesta sexta; veja a previsão por região

Defesa Civil de SC fez o alerta à formação e avanço de uma nova frente fria que deixará o tempo instável em todo o final de semana

Motorista confunde pedais e mata a filha atropelada em SC

Em choque e com dores, condutora foi levada ao hospital

Pacote de crack enterrado ao lado de poste é apreendido em Tubarão

Com apoio do Canil, a droga foi localizada ao lado do poste, embalada e pronta para o comércio