Geral

Procedimento inédito para tratamento de câncer é realizado no estado

O tratamento consiste na inserção com precisão de uma fonte de radiação diretamente na área afetada pelo câncer

Divulgação

O Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon) realizou procedimento inédito para tratamento de câncer de próstata no Estado na última semana. A braquequiterapia de alta taxa de dose, como é conhecido o tratamento, consiste na inserção com precisão de uma fonte de radiação diretamente na área afetada pelo câncer. Assim, o paciente não terá outras partes do seus órgãos e tecidos saudáveis a uma exposição com eventual possibilidade de danos.

A equipe médica, o médico Fábio de Lima Costa Faustino, do Hospital de Barretos, e o físico Homero Laviere Martins foram responsáveis pelo procedimento.

Faustino explica que poderá ser realizado dois procedimentos por dia no Cepon e que a duração média oscila entre três a quatro horas . “A recuperação é outro fator importante, pois o paciente fica em observação algumas horas e, depois da avaliação clínica, pode receber alta no mesmo dia sem precisar ficar internado na unidade”, ressalta.

Notícias Relacionadas

Homens são presos apontados por injúria racial contra três adolescentes dentro de ônibus em SC

Idosos teriam xingado as vítimas com termos racistas, provocando a reação de várias pessoas no veículo e um tumulto no terminal de Joinville.

Sobrinho de Marcola, líder do PCC, é preso em SC

Leonardo Camacho estava morando em SC e, segundo a polícia, gerenciava negócios ligados ao jogo do bicho, tráfico de drogas e de armas no Ceará

Professores de Santa Catarina entram em segundo dia de greve

De acordo com sindicato que representa a categoria, há paralisações em todos os 1.064 colégios administrados pelo governo catarinense

Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil

Medida entra em vigor nesta quarta-feira