Geral

Procedimento inédito para tratamento de câncer é realizado no estado

O tratamento consiste na inserção com precisão de uma fonte de radiação diretamente na área afetada pelo câncer

Divulgação

O Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon) realizou procedimento inédito para tratamento de câncer de próstata no Estado na última semana. A braquequiterapia de alta taxa de dose, como é conhecido o tratamento, consiste na inserção com precisão de uma fonte de radiação diretamente na área afetada pelo câncer. Assim, o paciente não terá outras partes do seus órgãos e tecidos saudáveis a uma exposição com eventual possibilidade de danos.

A equipe médica, o médico Fábio de Lima Costa Faustino, do Hospital de Barretos, e o físico Homero Laviere Martins foram responsáveis pelo procedimento.

Faustino explica que poderá ser realizado dois procedimentos por dia no Cepon e que a duração média oscila entre três a quatro horas . “A recuperação é outro fator importante, pois o paciente fica em observação algumas horas e, depois da avaliação clínica, pode receber alta no mesmo dia sem precisar ficar internado na unidade”, ressalta.

Notícias Relacionadas

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Novo limite foi definido pelo Conselho Nacional da Previdência Social

Morte de cão encontrado sem vida pendurado em portão de casa é investigada em SC

Animal estava preso pelo pescoço e havia morrido instantes antes de ser achado por equipe de resgate. Boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Civil em Itapema.

Tigre apresenta oficialmente atacante Allano

Perícia constata ‘lesão corporal por queimadura’ em bebê que teve ferimentos no pé em creche de SC, diz polícia

Associação que administra unidade em Criciúma também informou que apura o evento. Entidade é a mesma que cuida da creche onde um bebê apareceu com hematomas por mordida no rosto.