O cancelamento é em decorrência da previsão de chuva.

Foto – Divulgação/Google
No próximo dia 19 de junho de 2025, no Brasil e em vários lugares do mundo, a Igreja Católica celebrará a solenidade de Corpus Christi, que, em sua tradução para o português, significa “Corpo de Cristo”. Muitas paróquias já estão nos preparativos para celebrar essa data especial, como é o caso da Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Lauro Müller.
No município, já é tradição neste dia o enfeite de ruas para simbolizar a solenidade. Diversas pastorais da Igreja se unem e, desde o período da manhã, produzem tapetes e enfeites pelas ruas para a celebração, que geralmente ocorre à tarde.
Porém, esse ano, em decorrência da previsão de chuvas para o dia 19, não será realizada a confecção de tapetes pelas ruas da cidade, no entanto, as celebrações devem permanecer. De acordo com o cronograma da Paróquia de Lauro Müller, ao longo do dia serão realizadas diversas missas, sendo as duas primeiras marcadas para às 10h, nas comunidades de Barro Branco e Itanema. Às 15 horas, será a vez da Matriz e do distrito de Guatá receberem as missas. Já no período noturno, às 19h, haverá celebrações nas comunidades interioranas de Amaral I e Morro da Palha.
Além das celebrações religiosas, a Paróquia de Lauro Müller promove ações solidárias, como arrecadação de alimentos e roupas destinadas a instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade.
Neste ano, as doações serão destinadas ao albergue São Marcos, localizado em Araranguá, conforme explica o administrador da Paróquia Imaculado Coração de Maria, padre Deonor Vieira do Nascimento: “Quase sempre conseguimos unir as procissões com ações solidárias, pedindo que as pessoas doem alimentos e roupas para instituições carentes. Neste ano, estamos pedindo que os fiéis tragam donativos para o albergue São Marcos, em Araranguá, mantido pelo cursilho da Diocese, que presta atendimento a moradores de rua daquela região. Todos os anos, buscamos unir a experiência de adoração ao Santíssimo com o voluntariado por meio dessas doações.”
Padre Deonor também compartilhou algumas experiências vividas nas celebrações de Corpus Christi desde sua chegada a Lauro Müller: “Em 2019, fizemos as procissões normalmente, como de costume. Em 2020, por causa da pandemia, não pudemos reunir as pessoas, então realizamos uma carreata com o Santíssimo exposto sobre um caminhão, passando pelas 28 comunidades da cidade. Foi um momento muito bonito e emocionante! Em 2021, repetimos a carreata, mas em três grupos distintos, pois estávamos em três padres. Em 2022, voltamos a confeccionar os tapetes e, desde então, seguimos com as procissões nesse formato. Neste ano de 2025 não faremos a confecção de tapetes em virtude da previsão de chuvas para o dia”
A festa de Corpus Christi, também conhecida como Solenidade do Santíssimo Sacramento do Corpo e do Sangue de Cristo, surgiu em 1247, na Bélgica, com o intuito de celebrar a presença real de Cristo na Eucaristia. Pouco tempo depois, o então Papa Urbano IV instituiu oficialmente a festa por meio da bula Transiturus, determinando que ela fosse celebrada na quinta-feira após a oitava de Pentecostes. As procissões surgiram posteriormente em uma diocese da Alemanha e rapidamente se espalharam pelo mundo.
