Geral

Procon apresenta dicas para compras da Black Friday

Consumidor que se prepara para ir as compras deve prestar atenção em pequenas condições.

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Novembro chegou e no Brasil, a Black Friday já se tornou tradicional entre os lojistas. Realizada na segunda quinzena do mês, o intuito da data é propor desconto especiais aos consumidores, visando também datas festivas como o natal e virada de ano.

Por conta disso, a diretora executiva do Procon Içara, Karoline Calegari, aponta dicas para os clientes que estão se preparando para as compras. Uma delas será a “Cyber Monday” em que muitos varejistas aproveitam o endosso das compras para também oferecer descontos na segunda-feira posterior.

Foto: Giovane Marcelino

Outras dicas são fundamentais para não cair nos descontos falsos – apelidados de “black fraudes”:

– Não faça compras por impulso. Analise seu orçamento; reflita se você realmente precisa daquilo; avalie se essa compra não vai desequilibrar suas contas.

– Durante esta semana e a próxima, pesquise o preço do produto que pretende adquirir, bem como as condições de pagamento disponibilizadas pelos diversos fornecedores. Na sexta-feira (23), confira se o produto faz parte da Black Friday e compare seu preço com os que você coletou.

– Visite estabelecimentos diferentes e compare os preços dos produtos que pretende adquirir.

– Muito cuidado com sites falsos. Eles são praticamente idênticos aos originais. Suspeite de ofertas muito tentadoras.

– Grave todas as telas e comunicações eventualmente realizadas com o fornecedor.

– O site deve conter o nome da empresa, endereço físico e demais informações necessárias para que o fornecedor possa ser localizado e contatado.

– Verifique se o site é seguro: no momento da transação, confira se no canto inferior da tela há um cadeado ou chave. Atualize seu programa antivírus, bem como os programas de monitoramento contra spywares e firewall.

– Forneça apenas os dados solicitados pelo site durante a transação, nada mais.

– Fique atento à reputação do vendedor. Verifique depoimentos, reclamações e as avaliações da empresa. Os sites “Reclame Aqui” e “Consumidor.gov.br” são boas fontes para essas informações.

– Guarde todos os dados da compra, como o nome do site, produtos pedidos, valor pago, forma de pagamento, data de entrega do produto e número de protocolo da compra ou do pedido, se houver.

– Direito de arrependimento: nas compras on-line, o consumidor pode desistir da compra no prazo de sete dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço. O fornecedor deve informar, sempre de maneira clara e ostensiva, os meios adequados e eficazes para o exercício do direito de arrependimento pelo consumidor.

– Não faça compras ou qualquer operação bancária utilizando computadores de lan houses ou cybercafés. Eles podem conter programas maliciosos que furtam números de cartões de crédito e senhas.

– Não se impressione com aqueles cronômetros enormes em contagem regressiva informando que a promoção está acabando. Isso é apenas uma pressão para que você compre logo, sem pensar muito.

O consumidor que tiver qualquer dúvida, deve procurar a sede do Procon de Içara, que fica na Rua Altamiro Guimarães, 356, Centro, e atende de segunda as sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Colaboração: Giovane Marcelino – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Içara

Notícias Relacionadas

Cidasc emite comunicado sobre proibição de fabricação, comércio, prescrição e uso do herbicida Paraquat no Brasil

A reavaliação toxicológica do paraquat foi determinada em 2008 pela Anvisa e finalizada em 2017

Coronavírus em SC: Governo do Estado estabelece novas medidas para o transporte aquaviário e comércio de refeições nas rodovias

A comercialização de refeições pode ser feita por restaurantes localizados às margens das estradas e oferecida exclusivamente para profissionais de serviços considerados essenciais pelo Governo do Estado, incluindo nesta categoria os transportadores de carga responsáveis pelo abastecimento e transbordo de insumos da saúde.

Procon autua posto de combustíveis por preço abusivo em Criciúma

Operação irá fiscalizar 40 estabelecimentos do município, três já foram autuados.

Tribunal de Justiça mantém multa superior a R$ 1 milhão aplicada por Procon em financeira de Criciúma

A empresa foi penalizada, na seara administrativa, por práticas contrárias às normas consumeristas