Poder Executivo

Procon de Morro da Fumaça busca informações sobre aumento da fatura de energia

Conforme a cooperativa, dois motivos sãos as grandes causas da conta de energia terem um aumento significativo em janeiro.

Foto: Marciano Bortolin

Devido às reclamações, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon de Morro da Fumaça buscou informações junto à Cermoful com relação à elevação dos valores nas faturas de energia. Conforme a cooperativa, dois motivos sãos as grandes causas da conta de energia terem um aumento significativo em janeiro.

O primeiro está relacionado ao grande consumo registrado nos dias mais quentes. Somente neste primeiro mês do ano, conforme explica a Cermoful, o recorde de quilowatts/hora consumidos em Santa Catarina foi registrado três vezes, sendo que a demanda da subestação de Morro da Fumaça (SE MUA) atingiu patamares superiores aos 15 MW, nos dias 9 de janeiro (15,29 MW), 15 de janeiro (15,42 MW); e 16 de janeiro (15,38 MW).

Para efeito de comparação, são 11,36% a mais do que no mês de outubro de 2018, quando a SE MUA registrou a demanda máxima de 13,85 MW. “Logo no começo do ano foi comentado em diversos canais de comunicação sobre o aumento da energia elétrica. As reportagens se referiam a outra empresa prestadora do serviço, mas como no nosso município também houve o aumento, o Procon buscou informações informações junto à Cermoful para poder dar as explicações necessárias para os consumidores e também para poder orientar do que deve ser feito para verificar se o valor cobrado realmente está correto”, comenta o diretor do Procon, Guilherme Henrique.

O segundo fator, no caso da Cermoful, foi que a leitura na maioria dos consumidores foi realizada com cinco dias a mais do que o mês anterior, para ajuste do calendário de leitura devido ao período de Natal e Ano Novo em dezembro de 2018, sendo que a Legislação permite que a leitura possa variar entre 27 e 33 dias.

O Procon, assim como a Cermoful, orientam que cada consumidor fique atento ao histórico de consumo e o período de leitura da fatura recebida e que, antes de procurar a cooperativa, confira a leitura do medidor para que se possa agilizar o atendimento e verificar se houve algum erro de leitura.

“Muitas vezes o que é noticiado não chega ao conhecimento de todos, desta forma muitos consumidores procuram o Órgão de Defesa do Consumidor para questionar sobre o preço cobrado pela energia elétrica. Sendo assim, a Cermoful repassou as informações necessárias para que possam ser dirimidas as dúvidas dos consumidores. É de suma importância poder repassar todas as informações para os consumidores, pois assim podem tirar suas dúvidas e realizar o procedimento indicado para a verificação do consumo de energia elétrica de sua própria residência”, finaliza.

Colaboração: Marciano Bortolin / Comunicação Prefeitura de Morro da Fumaça

Notícias Relacionadas

Procon autua posto de combustíveis por preço abusivo em Criciúma

Operação irá fiscalizar 40 estabelecimentos do município, três já foram autuados.

Tribunal de Justiça mantém multa superior a R$ 1 milhão aplicada por Procon em financeira de Criciúma

A empresa foi penalizada, na seara administrativa, por práticas contrárias às normas consumeristas

Nova taxação no ICMS através do Estado aumenta conta de energia do produtor rural

Agricultores catarinenses vão pagar mais caro a conta de energia elétrica a partir de abril. O alerta é do deputado estadual Ulisses Gabriel (PSD), que solicitou ao governo do Estado a revogação de portaria que reajusta o imposto para o segmento.

Empresa terá que pagar multa por corte indevido de energia elétrica em Criciúma

O caso foi julgado pelo Juizado Especial Cível da comarca de Criciúma em pouco mais de um mês do início da ação. A rapidez se deve ao uso do sistema e-proc.